HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Seminário: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcinhaa • 8/4/2013 • Seminário • 690 Palavras (3 Páginas) • 545 Visualizações
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
A administração surgiu a muitos séculos atrás mais precisamente no ano 5.000 a.C. Os povos daquela época procuravam mudar seus modos de vida.
Depois a forma de administrar foi se espalhando por outros lugares como no Egito, na China. Com a necessidade de organizar e impor regras para uma melhor administração de um país. Na Idade Média eram considerados administradores natos.
Na revolução industrial, duas instituições se destacaram:
Igreja Católica Romana- que é considerada eficiente, que vem mostrando sua fora, espalhando-se por todo mundo, conquistando fiéis e influenciando no comportamento as pessoas.
As Organizações Militares- que evoluíram ao decorrem do tempo dos cavaleiros medievais, que eram conhecidos por sua coragem lealdade, e generosidade. Mercenários soldados contratados em outros povos para lutar na defesa dos interesses alheios. Até os tempos de hoje com uma hierarquia de poder rígidas de princípios e praticas administrativas.
• A Revolução Industrial
O fenômeno provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração, ocorreu no final do século XVIII chegado ao limiar do século XX. Esse fenômeno que provocou profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.
Foi a administração que alterou completamente os processos de trabalho, os destinos da produção e as foras de organização dos trabalhadores.
A invenção de máquinas a vapor impulsionou a revolução industrial que fez com que a humanidade conhecesse pela primeira vez o fenômeno da produção em massa, a demanda era muito maior do que a oferta. Nessa realidade a rotina desumanas, com a utilização até mesmo de crianças como uma alternativa de mão de obra de baixo custo
• A Administração Científica
Em 1911 Taylor publicou o livro considerado como a “bíblia” dos organizadores do trabalho: Taylor apresenta seus estudos e se tornou um Best-seller no mundo inteiro. A teoria do Taylor causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos.
• As propostas de Taylor: Planejamento padronização, especialização, controle e remuneração, as propostas de Taylor também trouxeram decorrências negativas mas também representam um enorme avanço para o processo de produção.
Fayol, francês um o fundador da Teoria Clássica da Administração relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, são eles:
1-Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2-Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3-Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4-Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de
...