Hieróglifos
Resenha: Hieróglifos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathan95 • 22/3/2014 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Hieróglifos
O hieróglifo, a escrita sagrada do povo Egípcio é umas das escritas organizadas mais antigas, considerada a segunda escrita, derivada das palavras gregas “Hiero”(Sagrado) e “glyphen”(escrita), mas pelo povo Egípcio era chamada de Medj-Netjets (A palavra dos Deuses).
Criada por volta de 3500 a.c., era utilizada como escrita religiosa, na decoração de Templos e túmulos. Nos textos do antigo Egito não havia mais que 800 símbolos diferentes, mas no período greco-romano foi utilizado mais de 7000 sinais diferentes, pela introdução de mais símbolos por esta cultura. Mas com o passar dos anos o conhecimento sobre esta escrita diminuía, cada vez menos a elite egípcia tinha a capacidade para ler e escrever.
O desaparecimento dos Hieróglifos ocorreu com o passar dos anos com invasões dos povos estrangeiros que foram adicionando novos elementos a está forma de escrita. Um dos fatores mais importantes para o desaparecimento desta escrita foi a introdução da linguá greco-romana pela forte influencia comercial, a invasão do Império Romano e Também o fato de o cristianismo negar a religião local no século V, por ser considerada pagã e portanto proibida, assim grandes inscrições foram destruídas e templos fechados.
Os primeiros faraós escreviam seus nomes em Serekh uma figura Retangular como uma placa. Tempos depois tornou-se tradição se escrever seus nomes em Cartuchos uma forma oval alongada, que representava um cordão mágico que afastava maus espíritos. Os Cartuchos tinham sempre duas partes, a primeira com o nome de Trono( nome criado ao se tornar rei) e o segundo com o nome de nascimento.
...