Historia De Santo Antonio Do Leverge
Trabalho Universitário: Historia De Santo Antonio Do Leverge. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamilas.s • 13/7/2014 • 2.740 Palavras (11 Páginas) • 492 Visualizações
História de Santo Antônio de Leverger
Por João Carlos Vicente Ferreira
As origens de Santo Antônio de Leverger se ligam às de Cuiabá. A tradição popular guardou a história da imagem de Santo Antônio.
Uma monção, no tempo da cheia, subia o Rio Cuiabá em demanda das minas de ouro descobertas por Miguel Sutil. A expedição, a duras penas, vencia as águas barrentas do rio, pois fora vítima dos índios canoeiros da tribo guató, tendo afundadas algumas embarcações e mortos alguns homens. As canoas sobradas da refrega penetraram, certo entardecer, por uma boca de água remansosa, à beira do sangradouro para o pernoite. Os paulistas, refeitos na manhã seguinte, aprontavam-se novamente para a labuta da viagem, quando um dos batelões ficou preso, como se estivesse encalhado num banco de areia.
Mesmo à força do remo e da zinga não conseguiram arrastar o batelão. A superstição tomou conta dos rudes canoeiros. Por sugestão de um deles, desembarcaram a imagem de Santo Antônio, que transportavam. O resultado não se fez esperar, pois o batelão se soltou e os paulistas puderam seguir viagem.
Outra monção passou por aquele lugar e quis levar a imagem de Santo Antônio. O fenômeno de impedimento da viagem se repetiu. Os paulistas levantaram, então, uma primitiva capela, que não mais existe. Era sóbria e elegantemente original.
O douto Barão de Melgaço coligiu informação de que o padre jesuíta Estevão de Castro, da Missão de Sant’Ana da Chapada, companheiro do Superior Pe. Agostinho Lourenço, ambos chegados a Mato Grosso com o primeiro governador da Capitania, ali aportou a 12 de outubro de 1753. O pe. Estevão de Castro encontrou no lugar uma povoação com uma capela sob a invocação de Santo Antônio, com seus moradores dedicando-se à pesca e lavoura de subsistência.
Além do orago, o nome da cidade também homenageia Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, francês de nascimento, e que dedicou grande parte de sua vida às causas de Mato Grosso, tendo sido presidente da Província por várias vezes. Augusto Leverger foi um bravo comandante e defensor do solo mato-grossense, por ocasião da Guerra do Paraguai.
Em 4 de julho de 1890, foi criado o município de Santo Antônio do Rio Abaixo.
A Lei nº 208, de 26 de outubro de 1938, alterou a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo para simplesmente Santo Antonio. Em 31 de dezembro de 1943, nova alteração se verifica, nomeando-a de Santo Antônio para Leverger.
Por fim, a Lei nº 132, de 30 de dezembro de 1948, alterou a denominação de Leverger para Santo Antônio do Leverger, denominação atual.
Dependência Genealógica O município de Cuyabá deu origem ao município de Santo Antonio do Rio Abaixo, depois denominado Santo Antonio, depois Leverger e finalmente Santo Antonio do Leverger.
Denominação dos habitantes Levergenses
População 16.902 habitantes (IBGE/ contagem 2010)
IDH 0,716 (SEPLAN/2000)
Eleitores 11.838 (TRE/2006)
Distrito Sede, Mimoso, Engenho Velho, Caité, Varginha e São Vicente da Serra.
Limites Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Rondonópolis, Itiquira, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Cuiabá.
Distância de Cuiabá 27 Km
Dados Gerais de Santo Antônio de Leverger
Na tabela abaixo você encontra dados e informações gerais sobre Santo Antônio de Leverger, como dependência genealógica, aspectos demográficos e outros
Altitude 140 m.
Distância da Capital 34 km.
Extensão Territorial 12.260 km2 (IBGE) 12.008,94 km2 (Município)
Localização Geográfica Mesorregião 130, Microrregião 534 - Cuiabá. Centro-sul de Mato Grosso.
Relevo Depressão Rio Paraguai, calha Rio Cuiabá e São Lourenço. Serra de São Jerônimo.
Formação Geológica Coberturas não dobradas do Fanerozóico, da Bacia Quaternária do Pantanal e sub-bacia ocidental do Paraná. Coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides associados. Grupo Cuiabá, Faixa Móvel Brasiliana.
Bacia Hidrográfica Grande Bacia do Prata. Para esta bacia contribui a do Paraguai, que recebe, pela esquerda, os rios Cuiabá, São Lourenço e Itiquira.
Clima Tropical quente e sub-úmido. No centro-norte, período de 4 meses de seca, de junho a setembro. No centro-sul, período de 3 meses de seca, de junho a agosto. Precipitação anual de 1.500 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24º C, maior 42º C, menor 0º C.
Geografia do município de Santo Antônio de Leverger
Confira a tabela e conheça mais sobre a geografia do município de Santo Antônio de Leverger.
Economia
Conheça as principais atividades econômicas do município de Santo Antônio de Leverger.
A economia no município de Santo Antônio de Leverger baseia-se no tripé: turismo, pesca e agropecuária. O turismo expande-se através do Rio Cuiabá, Pantanal e no próprio sítio urbano, onde destaca-se o famoso carnaval de rua de Leverger, famoso por nomes atípicos de seus blocos. A pesca divide-se em artesanal e predatória, enquanto que a agricultura basicamente é de subsistência. A pecuária está calcada no sistema de cria, recria, corte e leiteira.Veja mais informações sobre:
PIB - Produto Interno Bruto
PIB - Produto Interno Bruto
A soma de toda a riqueza que o município produziu
Produto Interno Bruto dos Municípios 2006
Valor adicionado na agropecuária 59.121 mil reais
Valor adicionado na Industria 11.020 mil reais
Valor adicionado no Serviço 47.723 mil reais
Impostos sobre produtos líquidos de subsídios 8.744 mil reais
PIB a Preço de
...