TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Militar

Por:   •  2/5/2015  •  Dissertação  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO “ERA VARGAS”

Características do governo: Poder centralizador, Preocupação com a questão social do trabalhador e interesse em defender as riquezas nacionais.

Governo Provisório 1930-1934

• Suspende a constituição em vigor, fecha o Congresso Nacional, a Assembléia Estadual e Municipal. Extinguiu os órgãos legislativos Federal, Estadual e Municipal e suspende os direitos políticos. Nomeia pessoas de sua confiança, em geral tenentes, para o governo dos estados, os chamados Interventores.

• Criou os Ministérios da Educação, Saúde Pública, Trabalho, Comércio e Indústria. Direitos trabalhistas com jornada de trabalho de oito horas, férias anuais remuneradas de quinze dias, descanso semanal remunerado, indenização do trabalhador sem justa causa.

• Buscou a industrialização com base na substituição das importações.

• Revolução Constitucionalista de 1932: Em maio de 1932 quatro estudantes de São Paulo morreram em uma manifestação contra o governo federal. Com as letras iniciais de seus nomes, formou-se a sigla MMDC, que se tornou o símbolo do constitucionalismo. Em julho do mesmo ano, explodiu a Revolução Constitucionalista. São Paulo ficou isolado do resto do país, só Mato Grosso acompanhou os paulistas. Exigiam a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação imediata da Assembléia Nacional Constituinte. Percebendo a situação ameaçadora, Getúlio apressou-se em publicar o novo código Eleitoral e o anteprojeto da constituição, marcando para maio de 1933 as eleições para a Assembléia Constituinte.

• Constituição de 1934: Manutenção do regime federativo, presidencialismo e dos três poderes do governo (executivo legislativo e judiciário); Extinção do cargo de vice-presidente; voto feminino e secreto; confirmação da legislação trabalhista; criação do salário mínimo regional; criação do mandato de segurança; criação da Justiça eleitoral; ensino primário obrigatório e gratuito.

Governo Constitucionalista 1934-1937

• Com o término da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a ideologia política européia passou a girar em torno de duas tendências contrárias ao liberalismo e á democracia. O reflexo desse momento no Brasil, deu-se durante o Governo Constitucional, quando surgiram ideologias políticas bem definidas e opostas, defendidas pela Ação Integralista Brasileira, AIB e pela Aliança Nacional Libertadora, ANL.

• AIB: partido de inspiração facista, pregava a criação de um governo nacionalista com um único partido no poder (unipartidarismo). Seu líder Plínio Salgado tinha por lema: “Deus, Pátria e Família” e representava os radicais defensores de propriedade privada, pregando a luta contra o avanço comunista.

• ANL: liderada pelo partido Comunista Brasileiro (PCB) e Luis Carlos Prestes. Pregavam a reforma agrária, o estabelecimento de um governo popular democrático, a nacionalização de empresas estrangeiras e o cancelamento da dívida externa. Em julho de 1935 o governo declarou-a ilegal com base na lei de Segurança Nacional. O fechamento das sedes aliancistas motivou um fracassado levante liderado pelos comunistas em novembro de 1935,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com