História Conteporanea
Exames: História Conteporanea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rponte • 7/12/2014 • 404 Palavras (2 Páginas) • 2.452 Visualizações
1- Leia o trecho abaixo, retirado do texto indicado para leitura e a respeito da Declaração dos Direitos do Homem, e depois responda ao que se pede:
Se esta Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, (...), uma obra de circunstância. (ODALIA In: PINSKY , 2010 , p. 166.)
Considerando o texto lido explique a afirmação acima. Sua resposta não deverá ter mais do que doze linhas.
1 - Ao compreender-se a Revolução Francesa como fundadora dos direitos civis reconhece-se também o século XVIII como o século do Iluminismo, sendo percussora das mudanças dos direitos civis e sociais. Neste século XVIII, o Homem começa a tomar consciência de seu papel na História culminando nas revoluções burguesas e destruindo o Estado Monarquista Absoluto, originando o longo processo histórico, ainda em andamento, de conquista de direitos civis, políticos e sociais por parte de todos os seres humanos sem nenhuma discriminação de gênero, sexual ou étnica. A convicção de que era possível constituir-se uma sociedade mais igualitária, em que as diferenças entre os seres humanos fossem progressivamente desaparecendo, seria também viável. A conquista da justiça e igualdade social seria o objetivo central de seus projetos de organização da sociedade. Liberdade, Igualdade e Fraternidade foram palavras de ordem dos que se amotinaram contra as opressões das quais há séculos padeciam.
2- No texto indicado para leitura, o autor afirma em dado momento que, ao mesmo tempos que a Declaração determinou direitos, também impôs limites. Consultando o texto indicado, explique esta afirmação. Sua reposta não deverá ter mais do que oito linhas.
2 - O documento foi importante para transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis estavam assegurados por lei, contudo esse documento possuía limites ao definir os direitos do cidadão. No caso da liberdade de imprensa, não cabe ao cidadão o direito de publicar ofensas ou desobedecer às leis. O artigo estabelecia uma liberdade assegurada como também o direito de fazer tudo que não prejudiquem os outros, no direito a propriedade visto como inviolável e salvo pelo estado, porém com pagamento de taxas. O mérito é visto com critério aos cargos políticos e cabia aos cidadãos, diretamente ou por meio de representantes, o controle de suas finanças públicas e administrativas.
...