TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Arquitetura

Artigos Científicos: História Da Arquitetura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DA ARQUITETURA

07/03/14

“A BOA FORMA É CONSERVADORA ATÉ QUE VENHA UM CONCEITO REVOLUCIONARIO PARA MODIFICÁ-LA.”

ARQUITETURA E URBANISMO NA ERA INDUSTRIAL:

1- Mudanças nas técnicas de construção( novos materiais, como ferro vidro concreto, maior resistência de materiais, as peças eram feitas nas indústrias depois transportadas).

2- Aumentam as quantidades jogo (estradas mais amplas, canais mais largos e profundos, aumento da população, aumento de residências, aumentam número de edifícios para suprir as necessidades da população, como escolas, hospitais, entre outros).

3- Distinção entre o edifício e o terreno (com a racionalização começa existir um valor para o terreno e um para moradia, já que o terreno se era no centro valia mais do que se fosse afastado, o terreno tinha mais valor, pois a moradia tinha tempo de vida, o terreno ficava sempre ali).

Progresso científico e o ensino:

Galileu e a estabilidade.Hooki e a lei de Hooki. Antes não existia estudo para isso, surgem engenheiros em 1748.

As construções antes disso eram feitas por arquitetos, não existiram cálculos. Engenheiros começaram a criar arquitetura também, então surge uma disputa. Engenheiros começam fazendo pontes e estradas. Eles começam a entrar no mercado. Pontes em ferro, madeira e pedra, mas não da mesma forma de antigamente.

Novos materiais:

VIDRO: Antigamente era usado nas igrejas góticas, em pequenos pedaços coloridos, agora com processo de industrialização passa ser feito com tamanhos maiores. (1806)

FERRO: As pontes eram de ferro. Em 1777 um arquiteto planejou a ponte, um engenheiro calculou, a Fábrica construiu e transportaram até o local para montar.

Passaram a utilizar ferro eu vidro juntos na construção.

Progressos técnicos da construção comum:

Antes a produção era manual, agora passa ser industrial, com a grande produção, barateia o custo. As casas da cidade industrial passaram a ser mais higiênicas, já que antes muitas pessoas morriam de cólera. A taxa de mortalidade infantil caiu.

Para engenharia eu neoclassicismo:

Retomam as características da arquitetura greco-romana, pois favorece a produção em série, já que possuía muitos elementos repetidos. Neogótico, neoromânico, entre outros, foram criados por arquitetos, já que estavam sendo desvalorizar dos com produção em série dos engenheiros.

Ledox: projetava arquitetura que não era executável na época, mostrava que precisavam de novos materiais. Ele vem para se opor aos engenheiros. Arquitetura utópica.

Movimento neogótico na arquitetura:

Não substituiu estilo anterior, ficou como outra opção. Restauração de edifícios medievais.

Reorganização eu origem do urbanismo moderno:

Reformas políticas e leis urbanísticas:

A população aumentou demais. Nasce a urbanística moderna. Lixo jogado na rua, esgoto aberto não, não existia uma boa organização.

Os trabalhos de Hausmann:

Ele cria um novo traçado para as avenidas. Criação de parques públicos em áreas mais afastadas da periferia para a população operaria. Instalações hidráulicas, iluminação e transporte público.

A polêmica em torno da obra de Hausmann:

A influência da obra de Hausmann:

Foi aplicado em outras cidades por sua eficiência.

Planos Cerdá: tem a mesma lógica de hausmann, com grandes avenidas ortogonais. Malha como uma quadrícula perfeita.

ARQUITETURA E ENGENHARIA EM FINS DO SÉCULO XIX:

As exposições universais:

Oferta é muito arriscada, porque as quantias postas em jogo são muito grandes e os preços dos elementos (ferro, madeira e vidro) devem ser fixados com exatidão, num curto espaço de tempo.

Palácio de Cristal em Londres, foi feita por engenheiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com