História Da Educação
Trabalho Universitário: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: publis • 23/4/2014 • 2.341 Palavras (10 Páginas) • 1.785 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Escreva sobre a importância da cultura grega para a educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia.
Os gregos davam muita importância à educação. A Grécia antiga é vista por muitos historiadores como o berço cultural da humanidade. A filosofia, a arquitetura, a arte, a linguagem, a política, o sistema educacional, a ciência, a tecnologia deste antigo país, exerceu poderosa influência sobre os romanos, que se encarregaram de repassá-la a diversas partes da Europa e em seguida do mundo. Até então, todos os acontecimentos eram originados ou permitidos pelos deuses mitológicos, depois da cultura grega se estender pelas “regiões” as pessoas começaram a questionar o porquê dos acontecimentos e é aí surge o interesse pela filosofia.
2. Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.
Os habitantes da cidade de Atenas davam muito valar a educação e a intelectualidade, no entanto, ela não estava ao alcance de todos, somente tinham a possibilidade de adquir educação e conhecimento aqueles que podiam pagar. Já em Esparta, a educação era voltada para as atividades militares, tinha por objetivo formar bons soldados, sendo assim, a grande maioria dos meninos tinham direito a ela (as meninas eram educadas com o objetivo de formar boas mães de soldados).
3. Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras.
As obras de Hesíodo, tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo, em “Teogonia” e “Os trabalhos e os dias”, em que analisou aspectos relacionados à formação do homem. Já as obras Homero, defende a os valores da guerra, a importância do guerreiro, da luta, do herói, da
coragem, da lealdade, e da bravura, como em “Ilíada” e “A Odisséia".
4. Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo, assinalando a sua importância na Idade Antiga.
A palavra pedagogo tem origem grega e era usada para denominar o escravo responsável por conduzir as crianças a escola.
5. No final da Antiguidade clássica, a educação greco-romana foi influenciada pela filosofia estóica. Tal processo histórico desencadeou mudanças significativas na cultura da época. Descreva as principais características do estoicismo, argumentando sobre a sua contribuição para a educação romana.
• O homem para atingir a virtude, a sabedoria e a felicidade, deveria viver em
harmonia com a natureza, com o cosmos. Deveria viver moderadamente, sem temer os homens, os deuses, a morte, o destino.
• A riqueza, o luxo trazia muitas infelicidades ao homem, por isso este deveria levar
uma vida simples, regrada, de poucas necessidades.
• Nada ocorre por acaso; o destino do homem já está traçado ao nascer. Por isso,
de nada adianta temer o destino. Era preciso aceitá-lo tranquilamente;
• Pregava a doutrina da fraternidade universal entre os homens, propondo o
desligamento e a independência em relação ao mundo exterior.
No estoicismo família era a célula da sociedade, de onde provinha o futuro cidadão.
6. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.
UNIDADE 2
A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Quais fatores desencadearam o início e o término da Idade Média?
2. Qual é o papel da Igreja na sociedade medieval? Responda, assinalando a sua contribuição para a educação deste período.
Durante o período medieval, a educação estava “nas mãos” da Igreja Católica. Era o clero que estabeleciam o que deveria ser estudado, os conteúdos e os objetivos da educação. Além disto, as escolas eram sempre ligadas às instituições religiosas católicas.
3. Na Idade Média, o trivium e o quadrivium configuravam o currículo educacional. Esclareça cada um desses programas de ensino e compare-os com o currículo atual da educação básica.
Quadrivium: Conjunto de 4 matérias: aritmética, geometria, astronomia e música.
Trivium: Conjunto de três matérias: gramática, lógica e retórica.
O currículo atual da escola básica é bem diferente do utilizado no período medieval, ao menos no Brasil. Algumas matérias se juntaram a outras, formando uma única matéria, outras matérias estudadas no medievo não são trabalhadas na educação básica hoje em dia, e, além disto, uma série de outras matérias foram inclusas na educação de hoje.
4. Explique a contribuição dos Mosteiros para a educação, na Idade Média.
Os mosteiros tinham por objetivo a formação de pessoas para o clero, e a educação era basicamente religiosa, mas também era estudada liturgia da Igreja, gramática latina, retórica, cálculo, aritmética, geometria, música. Dedicavam-se ainda ao estudo do discurso, de como falar corretamente.
5. Quais eram as instituições educacionais, na Idade Medieval? Descreva 3, comparando-as aos modelos existentes atualmente.
6. Quais eram as principais características da educação carolíngia?
• As escolas eram mantidas pelo Império e não pela Igreja.
• Apresentavam
...