História Da Educação
Dissertações: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidinego • 27/5/2014 • 2.521 Palavras (11 Páginas) • 185 Visualizações
HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de História da Educação e da Pedagogia do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Especialista Cindy Silva.
OSASCO / SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................... 03
1. CONCEITO SOBRE O TEMPO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
1.1. Somos realmente feitos do tempo................................................................... 03
1.2. O tempo na educação brasileira....................................................................
2. MOVIMENTO DA REFORMA PROTESTANTE E DA CONTRARREFORMA CATÓLICA. 04
2.1. A educação em sua origem contemporânea no Brasil.................................
3. HISTÓRIA DA EDUAÇÃO EM SUA LINHA CRONOLÓGICA.
4. MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
4.1. A escola dos dias de hoje..........................................................................
4.2. Corrente pedagógica.................................................................................
4.3. Estrutura escolar......................................................................................
4.3.1. Funcionários............................................................................................
4.3.2. Espaços físicos e didáticos......................................................................
4.3.3. Recursos didáticos...................................................................................
4.3.4. Uniformes antigos e atuais......................................................................
4.3.5. Notícias sobre a escola............................................................................
4.3.6. Acervo fotográficos dos alunos e suas atividades...................................
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................... 04
05
05
06
07
07
07
08
08
09
09
10
INTRODUÇÃO
A realização da ATPS nos proporcionou o conhecimento da nossa própria história, a trajetória que a educação percorreu para o alicerce nos dias de hoje. Percebemos que, realmente, somos feitos do tempo. Cada evolução, mesmo que pequena, somou para que pudéssemos contemplar as mudanças em vários setores do nosso cotidiano.
Com a grande interferência que a religião teve, em quesito de manipulação de pensamentos e ações dos demais, podemos ver o avanço da ‘liberdade’ que foi alcançado em relação aos novos ideais desse homem contemporâneo pensante, surgindo os movimentos protestantes através de um velho conhecido historicamente, Martin Lutero, este tema será abordado através dos movimentos da época: Reforma e Contrarreforma. No Brasil a influência da religiosidade através de Portugal e os jesuítas trouxeram um avanço um pouco contraditório, focando a implantação da cultura portuguesa e católica através dos ensinamentos dados inicialmente nas casas de meninos, posteriormente nos colégios. Mesmo com as amarras dos pensamentos religiosos de escravidão, o avanço dos colégios foram benéficos ao nosso país, trazendo o início do desenvolvimento educacional brasileiro. No dias atuais, nossas pesquisas de campo focaram no convívio diário de uma escola do município de Barueri/SP. Conhecemos toda a rotina e os procedimentos pedagógicos utilizados pelo corpo docente para o aprendizado humanizado realizado com as crianças de 01 a 03 anos, os preparando para vida e para a próxima fase escolar, a pré- escola.
Concluímos esta etapa conhecendo a trajetória histórica e de sua patrona, que viveu grande parte de sua vida dedicada a educação.
Convidamos você para ter uma ótima leitura e acreditando que o conteúdo aqui proposto possa enriquecer o seu conhecimento.
1. O CONCEITO DO TEMPO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA.
1.1. Somos realmente feitos do tempo.
Somos seres históricos, produzimos a nós mesmo e a cultura que pertencemos já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados. O passado não está morto, porque nele se constrói raízes do presente. Somos o resultado de se transformar em ser humano, portanto não nos compreendemos fora da prática social. Com a História da Educação construímos traduções sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam, sendo homens históricos, nada escapam à dimensão do tempo.
1.2. O Tempo na educação brasileira
O ser humano é um ser social e o que somos hoje é que a ideia pelo valor do que ocorreu no passado. Nossos antepassados enfrentaram problemas, produziram mudanças lentas e progressivas e nos deixaram como heranças: suas culturas
...