História Da Educação
Exames: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 4156889 • 31/5/2014 • 279 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma Católica
A partir dos estudos feitos sobre a história da educação no Brasil, é possível entendê-la e compreendê-la de uma maneira fácil. Há muitos fatos que marcaram épocas aqui no nosso território como o inicio do povoamento com a chegada dos portugueses e reconhecer que apesar de sua chegada no nosso país já existia um padrão de educação e costumes diferentes trazidas pelos índios.
Outro grande marco histórico para a educação do Brasil, foi a chegada dos Jesuítas, que trouxeram consigo costumes religiosidade, moral e algumas teorias pedagógicas.
Os Jesuítas tinham como missão catequizar e instruir os indígenas. A missão dos Jesuítas era observadas pelo Padre Manoel da Nóbrega, e foi a partir daí que iniciou-se a educação no Brasil.
Durante 210 anos ( 1549 / 1759 ) os Jesuítas se propuseram a catequizar os índios. Os Jesuítas fundaram escolas de ler e escrever, em 1759 quando os Jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal, segundo Fernando de Azevedo ( 1943, p. 312 ), eles tinham 36 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários sem contar nas escolas de ler e escrever.
Os jesuítas contribuíram bastante na conservação da língua da cultura colonial, como também foram influenciados pela cultura indígena e africana.
Porém a educação brasileira após a expulsão dos jesuítas tornou-se um caos, escolas foram fechadas. Apesar do caos, entendia-se a educação dos jesuítas, como uma rigidez, dogmática, anti-científica, acompanhada e voltada quase que unicamente aos interesses políticos e religiosos da Companhia de Jesus.
Na verdade o que levou os jesuítas a serem expulsos do Brasil, estava relacionado ao excesso do poder político e econômico.
...