História Da Educação
Artigos Científicos: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alineana • 15/5/2013 • 5.741 Palavras (23 Páginas) • 571 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
E.E ESCOLA ARY MENEGATTO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
ALINE BUENO DE CAMARGO DA SILVA RA: 3815656940
ÉLIDA DA COSTA EMERENCIANO RA: 9238709374
MILEINY KAREN MORAES RA: 3815643675
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
entregue como requisito para conclusão
da disciplina “História da Educação e da
Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação
do professora-tutora à distância Camila
de Melo Andriotti.
Santa Bárbara D’ Oeste
Abril/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Somos feitos de tempo?
De inicio, podemos admitir que o homem fosse um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrenta os problemas não só da vida coletiva, como também da experiência pessoal.
A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
Nós somos feitos de tempo, pois somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, nos olhamos para o passado pois é de onde veio nossa cultura e costumes e feitos, A história nos diz de onde viemos e quem somos, assim temos um ponto de partida para darmos continuidade ao futuro e construirmos uma nova estrutura e melhorias do que foi feito no passado.
Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...)”. Temos de saber o que fomos para saber o que seremos.
A memória da historia é uma herança de uma geração para geração. Se não existisse uma historia ou uma preservação da nossa historia como saberíamos quem foi nossos antepassados como eles viviam e qual era sua cultura e em que acreditavam. Cada povo tem sua herança cultural do passado e estabelece metas e mudanças, pois o que era bom no passado pode ser ruim no presente. Por isso nossas metas e planos para o futuro podem ser mudados e reescritos.
A historia não é idêntico em todos os lugares, pois a cada dia surgem novos acontecimentos diferentes, por isso nunca é idêntica em todos os tempos e em todos os lugares.
A história nos mostra o processo da ideia e do conceito cultural, ético e religioso de cada lugar. Nos ajuda a construir um novo mundo da educação e com isso conhecermos a lógica das identidades.
Devemos nos reconhecer que somos construtores da história, pois estamos sempre fabricando o passado. Que com o passado podemos sempre compreender e criticar “o que nos tornamos e o que faremos para melhorias de nossa historia” E é através dos registros que obtemos com uma visão crítica, é necessária para fazer mudanças acertadas, sem as ilusões de teorias que não tem raízes e histórias.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja: estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente.
Se resultarmos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Não há um conceito de “ser humano universal “que sirva de modelo em todos os tempos (...) Não nos compreendemos fora de nossa prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.
Com a HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se formos seres históricos nada escapa à dimensão do tempo.
A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de diversos métodos.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, não é simplesmente uma disciplina. Ela trata da abordagem científica de recortes da realidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. As questões de educação estão engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas nos diversos segmentos da comunidade. É um fenômeno que sofre os efeitos do jogo de poder, por estar de fato envolvida na política.
A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.
A escola foi invenção da sociedade grega em que um número cada vez maior de privilegiados, vivendo também a invenção da democracia, reclamava para seus filhos a iniciação em técnicas e conhecimentos até então rigorosamente guardados pelas famílias aristocratas, aquelas que tinham virtude e valor.
Ao longo dos tempos a escola, de acordo com a sociedade na qual se insere, muda sua feição. Depois da conquista e da derrota da Grécia, o Império Romano leva os princípios de colaboração para a paz romana a todos os domínios conquistados e faz do latim (língua que era falada do Lácio, antiga região da Itália) língua oficial. Entre os Romanos, os estudos literários
...