História Da Educação
Artigos Científicos: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanademariano • 2/6/2013 • 3.141 Palavras (13 Páginas) • 438 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LUANA APARECIDA DE MARIANO FERREIRA
PESQUISA :PRÁTICA PEDAGÓGICA
SÃO GOTARDO - MG
2013
LUANA APARECIDADE MARIANO FERREIRA
PESQUISA: PRÁTICA PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte de exigências à conclusão da disciplina Prática Pedagógica da 1ª etapa do curso de Pedagogia
Preceptora: Adriana Ladeira
São Gotardo – MG
2013
A ESCOLA E SUA HISTÓRIA
A Instituição Escola Municipal Dona Lourdes Ladeira foi fundada em 06/12/95, tendo como fundador Antonio Barbosa de Menezes que contribuiu nos aspecto constante em busca de qualidade e equidade de ensino na sociedade São Gotardo, em 20 de dezembro de 1996 foi à inauguração da construção do prédio e no dia o1 de fevereiro de 1997, inaugurou o primeiro ano letivo da escola.
Foi criada pelo Decreto Lei nº 1.083, na administração do prefeito Antonio Barbosa Menezes.
A escola está situada à Rua João Barbosa de Castro, nº 270 bairro Boa Vista com CEP – 388000.000, na cidade de São Gotardo, CGC nº 018424774/000-43 não tem fax e o e-mail: emlourdesladeira@hotmail.com. Está localizado entre os bairros Serra Negra e Tancredo Neves.
O nome da escola foi escolhido em homenagem a Dona Maria de Lourdes Ladeira carinhosamente como todos a chamavam.
A escola foi criada com a finalidade de atender ao grande contingente de alunos moradores no bairro Taquaril, bairros em formação nas adjacências (loteamento novos) e o notável crescimento populacional e urbano do município. Iniciou com muitos alunos carentes, a qual aproximadamente 90% dos pais trabalham no campo e apresentam baixo nível de escolaridade.E para isto foi articulado pela direção, professores, funcionários e pais a criação da CAIXA ESCOLAR DONA LOURDES LADEIRA CGC 0184247/0001-43, CODIGO 265357,caminho seguro a garantir a chegada rápida e direta do dinheiro até a escola. No dia 10 de março de 1997 às 19:00 horas na Escola Municipal Dona Lourdes Ladeira realizou a primeira reunião que elegeram os membros do colegiado.
A escola situa-se em um bairro de classe média baixa. O bairro oferece: um campo de futebol, uma entidade de auxílio às crianças carentes para ajudar nos deveres escolares e possui várias oficinas (computação, música, horta..) PROMAM, a escola não usa desses espaços de lazer,ela também abre o seu espaço para a
realização de eventos da comunidade como por exemplo missa, eventos evangélicos.
O prédio da escola foi construído numa área de 1.03516 metros quadrado, dividido em dois blocos. Um bloco tem oito salas e o outro bloco cinco salas. Dispõe de cinco salas para o ensino de educação Infantil.
Possui também uma biblioteca, uma sala de vídeo, uma sala de diretoria, uma sala das secretárias, uma de supervisão, uma sala da vice-diretora, uma cantina, doze banheiros, um laboratório de informática, uma quadra de esporte, não tem vestiários, contem um gramado grande e uma horta que produz cheiros verdes para a própria escola, não tem pomar, para facilitar o trabalho do educador, a escola fornece alguns recursos como: jogos pedagógicos, brinquedos, retro-projetor, mimeógrafos, computadores, máquina de xérox, filmadora, máquina fotográfica, livros didáticos e pedagógicos. A rede física é pintada das cores branca e azul, tendo seus espaços internos com mesas e cadeiras e mesa do professor, pintadas com cores branca e azul claro.
A Instituição Escola Municipal Dona Lourdes Ladeira no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administrativa e pedagogicamente, seu trabalho por meio de uma equipe de quarenta e sete profissionais. Esses profissionais estão distribuídos da seguinte forma:
A administração geral é composta por um gestor, um especialista, de educação que é um supervisor.
Os funcionários administrativos de apoio são duas secretarias escolares e duas auxiliares de secretaria, oito merendeiras e um vigia.
Em relação ao quadro de professores, a instituição possui trinta professores e esses são divididos: quatro atuam na Educação Infantil, quatorze nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Existem também 12 pessoas atuando nos seguintes funções: duas eventuais, duas no reforço, duas bibliotecária e um de educação física e uma professora na sala de recurso e três recuperadoras e uma professora de informática.
A escola possui dezoito turmas, com duzentos alunos no primeiro turno, duzentos e cinqüenta no segundo turno, aproximadamente vinte e cinco alunos por serie, sendo quatrocentos e oitenta número total de alunos.
A faixa de idade dos alunos varia entre cinco a onze anos e na educação de jovens e adultos de dezesseis a cinqüenta anos. A instituição oferece aulas de computação e não possui oficinas profissionalizantes.
Na localidade da instituição, existe supermercado, farmácia, na parte social desse bairro não existem clubes e nem áreas de lazer. Possui poucas árvores, não é um bairro muito barulhento, a sinalização é só nas placas, para informar os pedestres e os motoristas, para os alunos chegarem à escola utilizam como meio de transporte ônibus, vans, Kombi escolares ou ate mesmo a pé.
O bairro possui uma infra-estrutura de serviços de saneamento básico. A situação da instituição dentro do bairro é vista como um ponto de apoio e suporte as mães e responsáveis, pois é a escola mais perto dos bairros vizinhos que eles moram. A comunidade apóia a instituição participando de promoções e festas locais para arrecadação de verbas melhorando assim o funcionamento e manutenção da instituição. A prefeitura é responsável pelos recursos financeiros para com os funcionários.
...