TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Dissertações: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

O período de formação no curso de Pedagogia é marcado pela vivência com crianças nas series iniciais do ensino fundamental. Refletindo sobre as questões que envolvem este ambiente escolar, com crianças de idades distintas, entre 5/6 e 10 anos, porem, com o mesmo objetivo, traçado por educadores no sentido de proporcionar o desenvolvimento cognitivo dos infantes, compreendemos que estudar sobre esta questão é fundamental ao profissional da educação que deseja contribuir para, este efetivo desenvolvimento infantil. Neste sentido, optamos por aprimorar nossos estudos sobre Jean Piaget (1896-1980) cuja contribuição à esta temática é indiscutível, principalmente no que se refere aos estudos sobre o desenvolvimento cognitivo da criança.

É importante que o professor compreenda o processo de aquisição do conhecimento por parte dos seus alunos, na medida em que esta compreensão possa contribuir na busca de estratégias que favoreçam o processo ensino e aprendizagem.

Uma das preocupações pertinentes ao trabalho, no espaço pedagógico escolar, é com o desenvolvimento cognitivo da criança. Neste sentido, considera-se importante que os profissionais da educação compreendam a necessidade de conhecimento nesta área. A ausência de formação adequada desses profissionais pode implicar em planejamentos e uso de estratégias que não correspondem as necessidades que proporcionam o desenvolvimento da criança, em sentido pleno.

Estudar o pensamento de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo da criança é fundamental na medida em que este pensador, influencia a estrutura e organização do ensino na educação escolar.

O trabalho foi realizado, a partir de pesquisa bibliográfica com fontes primarias e secundárias sobre Jean Piaget buscando refletir sobre sua contribuição no processo ensino e aprendizagem, considerando que o entendimento dos aspectos que norteiam este processo é fundamental à formação do educador.

Para desenvolver este trabalho, optamos por estruturá-lo em três seções na primeira discorrer sobre a formação de Jean Piaget (1896-1980), o qual apesar de ser licenciado em Ciências Naturais, demonstrou precocemente interesse por outras áreas, como por exemplo a Psicologia. Nesta área, seus estudos são reconhecidos mundialmente, principalmente no que se refere a busca de compreensão, através de pesquisas, de como se origina e como se estrutura o conhecimento, sendo estas pesquisas reconhecidas como Epistemologia Genética.

Na segunda, considerando os estudos de Delgado (2005), Piaget (1980) e (1982), Palangana (2001), procuramos discorrer sobre os conceitos piagetianos que explicam a estrutura cognitiva, e que são necessários à compreensão do desenvolvimento cognitivo e como se dá o processo ensino e aprendizagem. É importante destacar que, inicialmente, os estudos de Piaget não tinham a intenção de influenciar as práticas pedagógicas de ensino, entretanto suas pesquisas, principalmente as realizadas no Centro de Estudos da Fundação Rockfeller, talvez por se dedicarem aos assuntos interdisciplinares, tomou forma e ocupou de Piaget seu tempo para dedicar-se aos estudos sobre a epistemologia, a aprendizagem das estruturas lógicas. Estes estudos, posteriormente, serão utilizados na área educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com