TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Quioto

Pesquisas Acadêmicas: História de Quioto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Quioto (em japonês: 京都市; transl.: Kyōto-shi, Kyoto) é uma cidade do Japão na província de homônima no centro sul do país. Fundada no século I, foi a capital do Japão Imperial, sendo substituída por Tóquio em 1868.

Com uma população estimada em quase 1,5 milhão de pessoas (2010), Kyoto forma, juntamente com as cidades de Osaka e Kobe, uma região metropolitana conhecida como Keihanshin, que abriga mais de 18,6 milhões de pessoas (dados de 2010), figurando como a segunda mais populosa região metropolitana do país, atrás apenas da Grande Tóquio. Foi em tempos conhecida no Ocidente por Meaco (japonês: 都; miyako), que significa, literalmente, "capital". Kyoto é ocasionalmente apelidada de "Velha Capital" e "Cidade dos Samurais".

Índice [esconder]

1 História

2 Geografia

3 Demografia

4 Política

4.1 Cidades-irmãs

5 Subdivisões

6 Economia

7 Infraestrutura

7.1 Educação

7.2 Transportes

8 Cultura

8.1 Festivais

8.2 Desportos

9 Referências

10 Ligações externas

História[editar]

Apesar de existirem vestígios arqueológicos que datam a presença humana nas ilhas do Japão por volta de 10 000 a.C., a zona de Quioto só começou a ser habitada já no século VII. Durante o século VIII, quando o clero budista se tornou influente junto do governo imperial, o imperador optou por colocar a capital numa região distante da influência budista.

A nova cidade, Heiankyō ("capital de Heian") tornou-se o assento da corte imperial em 794. Posteriormente, mudou-se o nome da cidade para Kyōtō (“cidade capital”). Quioto continuou a ser a capital do Japão até 1868, quando se deu a transferência do governo para Edo, a que posteriormente se alterou o nome para Tokyō (“capital Este”). Após Edo passar a ser conhecida por Tóquio, Quioto foi, por um curto período, conhecida por Saikyō (西京, "Capital Oeste"). Note-se que a questão de qual é a capital em termos legais é ainda alvo de controvérsia.

A Estação de Quioto.

Os Estados Unidos ponderaram alvejar Quioto com a bomba atómica, no que viria a ser o final da Segunda Guerra Mundial, mas, por fim, a cidade foi removida da lista de alvos.

Quioto é a única grande cidade japonesa que ainda tem bastantes edifícios de construção anterior à guerra, como os machiya (casas tradicionais). Contudo, a modernização está a impor-se, destruindo a Quioto tradicional em favor de uma nova arquitectura, como o controverso complexo da Estação de Quioto.

Em 1997 Quioto foi o local onde decorreu a conferência de onde resultou o Protocolo de Quioto sobre a emissão de gases produtores de efeito de estufa.

Geografia[editar]

Quioto localiza-se na parte médio-ocidental da ilha de Honshu. Devido às montanhas que a cercam por todos os lados, Quioto é famosa pelas suas quentes noites de Verão, sem a mínima aragem.

A cidade está disposta num padrão similar a uma grelha de acordo com a tradição chinesa. Hoje em dia, a principal zona de negócios localiza-se nas partes centro e sul da cidade, com a zona norte, muito menos habitada, a manter um aspecto muito mais verdejante.

Demografia[editar]

De acordo com os dados de 2003, a cidade tinha uma população estimada de 1 466 163 habitantes, e uma densidade populacional de 2 403,68 pessoas por quilómetro quadrado, para uma área total de 610,22 quilómetros quadrados.

Política[editar]

Cidades-irmãs[editar]

Quioto está geminada com as cidades de:

Estados Unidos Boston, Estados Unidos;

França Paris, França;

Alemanha Colónia, Alemanha;

Itália Florença, Itália;

Ucrânia Kiev, Ucrânia;

República Popular da China Xi'an, China;

México Guadalajara, México;

Brasil Rio de Janeiro, Brasil

Croácia Zagreb, Croácia;

Indonésia Yogyakarta, Indonésia;

Peru Cusco, Peru

Subdivisões[editar]

Quioto divide-se em onze zonas (ku):

Togetsukyo - a ponte para o céu.

Fushimi-ku;

Higashiyama-ku;

Kamigyo-ku;

Kita-ku;

Minami-ku;

Nakagyo-ku;

Nishikyo-ku;

Sakyo-ku;

Shimogyo-ku;

Ukyo-ku;

Yamashina-ku;

Economia[editar]

O turismo é a grande base da economia de Quioto. O legado cultural da cidade é constantemente visitado por grupos vindos de escolas de todo o Japão e turistas estrangeiros.

A indústria da cidade é maioritariamente formada por pequenas fábricas, a maior parte das quais dirigidas por artesãos que produzem artesanato tradicional japonês. A cidade é o centro de produção de quimonos por excelência. Contudo, estas actividades têm registrado uma redução, uma vez que a venda de produtos tradicionais estagnou.

A única indústria de dimensão razoável em Quioto é a electrónica: é na cidade que se situam os quartéis-generais da Nintendo e da Nintendo Japão, bem como a OMRON Co., a Kyocera Co. (o nome deriva de Kyoto Ceramic) e Murata Manufacturing. Contudo, o crescimento das indústrias de alta tecnologia não é o suficiente para superar o declínio das indústrias tradicionais, e, como resultado, Quioto está em declínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com