TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Telêmaco Borba

Artigo: História de Telêmaco Borba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

História de Telêmaco Borba

Elaborado por Kleber Dvolatka

Introdução

As primeiras referências históricas desta região datam do final dos anos 1700, quando José Félix da Silva e Antônio Machado Ribeiro ocuparam grandes extensões de terras, a maioria cortada pelo Rio tibagi.

A história de Telêmaco Borba se confunde com a do município de Tibagi, pela presença de garimpeiros e dos campos de invernagem para as tropas.

A cidade nasceu da fazenda Monte Alegre, fazia parte da fazenda: Harmonia, Lagoa, Mirandinha, Imbaú, Mina de Carvão, Antas, Triângulo, Cirol, Barro Preto, Mandaçaia e Cidade Nova.

Para a escolha do nome do município diversos nomes foram cogitados entre eles: Papelândia, Klabinópolis e Monte Alegre do Paraná. Contudo, o nome dado ao município foi Telêmaco Borba, através da ação articulada de Guataçara Borba Carneiro então presidente da Assembléia Legislativa do estado e neto de Telêmaco Borba. Que teceu homenagem ao autodidata, indianista, desbravador, colonizador, colecionador, etnógrafo, geólago, geógrafo, paleontólogo, letrista, escritor e historiador, militar federalista e exilado político, ex-deputado e ex-prefeito de Tibagi, coronel federalista e maragato Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba (Vila da Borda do Campo, Curitiba, 15 de setembro de 1840 — Tibagi, 23 de novembro de 1918).

História

Em 19 de abril, a Klabin comemora seu Aniversário, mais de 100 anos de História.

Nos sertões inóspidos do Paraná contruíram ao longo dos últimos 69 anos a maior fábrica de papel da América Latina. Ali, na Fazenda Monte Alegre do Tibagi, atual munícipio de Telêmaco Borba, o mundo se reuniu e de mãos dadas, judeus, católicos, protestantes, muçulmanos, ortodoxos, umbadistas, agnósticos de etnias tão diferentes como os polacos, lituanos, ucranianos, suecos, finlandeses, austríacos, alemães, russos, turcos, portugueses e os mineiros, paulistas, baianos, gaúchos, catarineses, paranaenses, africanos e índios tiveram no trabalho e na Harmonia a principal razão de suas existências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com