História e Cultura das Artes
Por: Thatielly_ • 6/2/2017 • Artigo • 616 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
O documentário "Construindo um império- Roma" do History Channel, se refere de diversas descobertas na área de engenharia dos imperadores mais significativos dessas civilizações e das conquistas territoriais.
A primeira situação sitada no documentário é a ponte que o Imperador Júlio Cesar tinha arquitetado, tinha 304 metros de comprimento e era sustentada por toras que tinham até 9 metros de comprimento, pois essa era a maior profundidade do Rio Reno, sobre o qual a ponte foi feita com uma rapidez que demorou apenas 10 dias. A ponte teve resistência para a passagem de 40 mil soldados por cima dela, eram oito legiões que Júlio César levou para explorar a Gália.
Roma era uma das pequenas monarquias que combatia pelo poder uma das razões que qual Roma era tão evoluida na engenharia, o que fez com as culturas e conhecimentos se unissem e que esta se tornasse a única superpotência do mundo mediterrâneo.
Em 312 a.C. foi esboçada a Via Ápia, recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção que foi elaborada de pedras, areia, cascalho e argila, uma rígida via que juntava Roma a pronvícia de Campana. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Cápua, numa distância de 300 quilômetros. Posteriormente foi ampliada para passar por Benevento, Taranto, até Brindisi (264 a.C.).
Com a engenharia tão avançada os romanos também criaram uma argamassa à prova d'água, que era muito mais rígida e indestrutível que o concreto utilizado antecedente. Esta argamassa à prova d'água era constituida por uma areia vulcânicadenomizada pozolana e cal.
Durante o império de César Augusto, foram produzidos os aquedutos que eram canais que transportavam água até as pessoas para diversas utilidades.
Adiante, o imperador Claudio apoderou se a Britânia elaboraram 2 gigantescos aquedutos com uma inclinação ideal. Para asua construção destes, necessitaram de cavar túneis nas montanhas e construíram fortes pontes nos vales.
Em seguida a morte do imperador Claudio, Nero assume o poder. O imerador Nero e a sua ambiciosidade decidiu construir sobre o centro de Roma um enorme palácio, pois se sentia sozinha devido a morte de sua mãe. O palácio foi construido sobre as terras públicas e com o dinheiro público que também era constituido por vinhedos, pastos, jardins, lago artificial e um enorme palácio decorado com ouro e afrescos. De seguida a morte de Nero os cidadãos romanos decidiram enterrar o império construido pelo imperádor Claudio.
Como não havia herdeiro para ser imperador, houve uma luta entre os generais pelo poder. Vespasiano venceu a luta e se tornou o impedorador de Roma. O imperador Vespasiano ordenou uma construção sobre o lago do império de Nero o Coliseu: um anfiteatro construído por judeus que visava trazer diversão à população romana, através de batalhas navais e lutas.
Alguns imperios em seguida ao do General Vespasiano, Trajano assume o poder. Trajano foi um grande imperador de grande destaque, pois fez reparos em grande parte do império, construío banhos públicos e levou o império romano ao auge, tanto em riquezas como em tamanho.
...