Indios
Artigos Científicos: Indios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscila • 25/3/2012 • 9.445 Palavras (38 Páginas) • 1.448 Visualizações
Os Índios na História do Brasil (home)
Bibliografia Comentada
Esta listagem elenca uma seleção de obras publicadas desde 1990 que abordam a temática dos índios na história do Brasil ou, numa chave um pouco diferente, da história dos índios no Brasil. A distinção é mais do que um arranjo das palavras: demarca abordagens distintas, a primeira privilegiada pelos historiadores, a segunda pelos antropólogos. Os comentários são menos críticos que informativos, buscando chamar a atenção para os conteúdos que trazem novos aportes para a discussão da história indígena e história do indigenismo no Brasil. A bibliografia está dividida em oito partes. A primeira, História dos Índios, Índios na História, arrola etnografias e monografias de história que tratam especificamente de povos indígenas, porém também estão incluídas algumas obras mais gerais que oferecem informações e abordagens relevantes. A segunda parte elenca Coletâneas e Números Especiais de Revistas que contêm um conjunto de artigos escritos por autores diversos, referentes à história indígena. A terceira inclui uma Seleção de Obras Reeditadas neste período, incluindo autores dos séculos XVI a XX. A quarta apresenta Instrumentos de Pesquisa e Fontes de Informação, abrangendo guias de fontes, repertórios de arquivos e de legislação, bibliografias, dicionários e enciclopédias. A quinta enfoca a Edição de Fontes, incluindo coleções de documentos, transcrições de textos manuscritos e transcrições de relatos orais sobre a história dos índios. A sexta inclui documentos e estudos ligados à Pesquisa Etnográfica, o que abrange diários de campo, documentos sobre expedições e estudos sobre a pesquisa científica entre os índios. A sétima parte traz uma listagem de Catálogos de Exposições e Coleções, que apresentam materiais iconográficos e textos originais. Finalmente, a última parte é dedicada a Narrativas e Autores Indígenas, com ênfase em textos voltados para a história.
Esta bibliografia constitui um projeto em curso e será aumentada e corrigida periodicamente. Compilada por John M. Monteiro (atualizada novembro de 2011; últimos acréscimos em roxo). Mande informações, correções e comentários para o editor da listagem. Última versão (pesquisável) em PDF: clicar aqui.
1. História dos Índios, Índios na História (voltar ao início)
Agnolin, Adone. O Apetite da Antropologia. O Sabor Antropofágico do Saber Antropológico: alteridade e identidade no caso tupinambá. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005, 403p. Este livro surgiu da tese de doutorado do autor, apresentando uma densa exegese da documentação europeia sobre a antropofagia nas Américas, em especial entre os Tupinambá do litoral da América Portuguesa. Além de dialogar com a bibliografia etnológica e historiográfica, o autor discute a antropofagia não apenas como objeto em si mas sobretudo como uma chave para compreender diferentes discursos antropológicos em referência a um “outro” esvaziado de uma historicidade própria.
Agnolin, Adone. Jesuítas e Selvagens: a negociação da fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (séc. XVI-XVII). São Paulo: Humanitas, 2007, 560p. Partindo de uma leitura crítica dos catecismos jesuíticos, obras compostas nos séculos XVI e XVII para auxiliar na evangelização dos índios, este livro oferece ricas perspectivas sobre “situações dialógicas” que configuraram o encontro entre culturas neste período. De especial interesse para a história dos índios é a Parte III, que enfoca “Doutrina e Sacramentos” e mostra o caráter “mão dupla” do sistema de comunicação e do processo de conversão.
Alden, Dauril. The Making of an Enterprise: the Society of Jesus in Portugal, its empire, and beyond, 1540-1750. Stanford: Stanford University Press, 1996, 707p. Resultado de quase três décadas de pesquisa, o livro oferece um amplo panorama das atividades jesuíticas na esfera do padroado lusitano, da fundação da ordem à sua expulsão das dependências portuguesas. Os aspectos mais importantes do livro residem na abordagem das atividades produtivas e comerciais dos jesuítas, bem como na perspectiva interoceânica do empreendimento inaciano. No que diz respeito à temática indígena no Brasil, o autor incorpora e expande seus estudos anteriores sobre a questão da liberdade dos índios, sobre as aldeias missionárias e sobre o trabalho indígena.
Alencastro, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, 525p. Arrojada interpretação da formação do Brasil no século XVII a partir da sua inserção num sistema comercial e num circuito cultural demarcados no espaço do Atlântico Sul. No que diz respeito à temática indígena, o livro apresenta uma discussão densa e inovadora sobre a relação entre a escravidão indígena e a escravidão africana no Brasil e em Angola. Destacam-se a parte sobre epidemias enquanto fator de peso na opção pelo trabalho africano, bem como a reinscrição das guerras indígenas do século XVII no contexto mais amplo da história colonial seiscentista.
Almeida, Maria Regina Celestino de. Os Índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010 (Coleção FGV de Bolso, 15), 167p. Partindo do pressuposto de que a historiografia brasileira, tal qual construída a partir do século XIX, “apagou a história e as identidades de inúmeros povos indígenas”, este livro busca recolocar os povos indígenas na história colonial e pós-colonial do país. Ao deslocar os índios “dos bastidores ao palco”, a autora oferece uma síntese habilíssima da recente historiografia voltada para a temática indígena e chama a atenção para o desafio que enfrenta gerações futuras, pois “há ainda muitas histórias de índios para se escrever e contar”.
Almeida, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses Indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, 301p. Obra vencedora do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa em 2001, este livro apresenta uma ampla pesquisa documental, a partir da qual a autora tece uma abordagem inovadora da história dos índios no Rio de Janeiro colonial. O enfoque recai no papel das lideranças nativas, na inserção dos índios aldeados no sistema de trabalho colonial, nas disputas em torno das terras e na busca de uma identidade indígena num contexto de mudanças profundas.
Almeida, Rita Heloisa de. O Diretório Pombalino. Brasília: Editora
...