Islanismo
Seminário: Islanismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: galliani • 11/11/2014 • Seminário • 745 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia. O Islã é o conjunto dos povos de civilização islâmica, que professam o islamismo; em resumo, é o mundo dos seguidores dessa religião. O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. O termo maometano às vezes é usado para se referir ao muçulmano, mas muitos rejeitam essa expressão - afinal, a religião seria de devoção a Deus, e não ao profeta Maomé.
Em árabe, Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O termo está ligado a outra palavra árabe, salam, que significa "paz" - o que reforça o caráter pacífico e tolerante da fé islâmica. O termo surgiu por obra do fundador do islamismo, o profeta Maomé, que dedicou a vida à tentativa de promover a paz em sua Arábia natal.
Na verdade, o Oriente Médio reúne somente cerca de 18% da população muçulmana no mundo - sendo que turcos, afegãos e iranianos (persas) não são sequer árabes. Outros 30% de muçulmanos estão no subcontinente indiano (Índia e Paquistão), 20% no norte da África, 17% no sudeste da Ásia e 10% na Rússia e na China. Há minorias muçulmanas em quase todas as partes do mundo, inclusive nos EUA (cerca de 6 milhões) e no Brasil (entre 1,5 milhão e 2 milhões). A maior comunidade islâmica do mundo vive na Indonésia.
Não. Assim como as duas outras grandes religiões monoteístas, as raízes do islamismo vêm do profeta Abraão. O profeta Maomé, fundador do islamismo, seria descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael. Moisés e Jesus seriam descendentes do filho mais novo de Abraão, Isaac. Abraão, o patriarca do judaísmo, estabeleceu as bases do que hoje é a cidade de Meca e construiu a •Caaba •Todos os muçulmanos se voltam a ela quando realizam suas 5 orações diárias.
Os conflitos são por território (Palestina) e por poder econômico (Iraque).
A imagem da muçulmana típica, cobrindo a cabeça, forçada a ficar em casa e proibida de dirigir, é a mais comum no imaginário das pessoas. Se você prestarmos atenção veremos que os Muçulmanos da Bósnia que é um país ocidental se vestem como nós ocidentais e que cristãos do Senegal também vestem túnicas como os Muçulmanos de lá. Em resumo, a obrigatoriedade diz respeito apenas à sobriedade e seriedade da roupa. Mulheres com o corpo todo coberto ''Burka'' no Afeganistão e ''Chador'' no Irã, Iraque, Egito não é recomendação do Islam, mas sim da cultura do próprio País.
O presente de casamento dado pelo noivo à noiva, por exemplo, é dela, para seu uso pessoal, ela mantém seu nome de família ao invés do nome da família do noivo. O requisito da modéstia no vestir é imperativo tanto para homens como para mulheres. Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele); disse:
"O mais perfeito na fé entre os fiéis é aquele que é o melhor e o mais gentil com sua esposa."
Não é preciso ter nascido muçulmano ou ser casado com um praticante da religião. Também não é necessário estudar ou se preparar especialmente para a conversão. Uma pessoa se torna muçulmana quando proferir, em árabe e diante de uma testemunha, que
...