TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Islã

Artigos Científicos: Islã. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.754 Palavras (16 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 16

1º- O ISLÃMISMO – INTRODUÇÃO

Vamos falar de uma religião cercada de muitas dúvidas e indagações por parte do mundo ocidental e venerada pelos povos orientais, aonde tentaremos responder às seguintes perguntas: O que é o islã? Como nasceu o islã e em quem acreditam? Quem é o muçulmano? Quantos são e onde estão? Como estão divididos? Corão ou alcorão; suas crenças e seus pilaresa; a vida cotidiana como um muçulmano; seus deveres com Deus e com o proximo e suas festas, as festas Islãmicas.

O direito Muçulmano nascido na Idade Média, hoje é a base da vida de cerca de um quinto da humanidade, independentemente de suas nacionalidades. Isso se dá porque é um direito que resulta da religião que professam. É, portanto, um direito utilizado largamente na atualidade visto que a religião Islâmica cresce em todo mundo e é o meio de unidade de vários países.

Tudo em nome do Alcorão, o Ocidente treme diante da possibilidade de ver a inimizade dos Muçulmanos transformada em atos que podem matar milhares ou até milhões de pessoas.

O ISLÃMISMO - HISTÓRIA E FUNDAÇÃO

HISTORIA: Uma das quatro religiões ela é monoteístas, baseada nos ensinamentos de Maomé “O Profeta”, A palavra islã significa submeter à vontade de Alá, Seus seguidores são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus. Maomé nasceu na cidade de Meca na Arábia Saudita

FUNDAÇÃO: Foi fundada em 622 D.C por MOHAMED.

LIDER: Os muçulmanos tem em MOHAMED o seu proféta.

FONTES DE DOUTRINA

O CORÃO o livro sagrado dos muçulmanos, contém a mensagem de Deus a Maomé, as quais lhe foram reveladas entre os anos 610 a 632. Seus ensinamentos são considerados infalíveis. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas por tamanho, tendo o maior 286 versos.

SUNA é a segunda fonte a suna é um conjunto de preceitos baseados nos AHADITH, ditos e feitos do profeta.

DIVISÃO - Os muçulmanos estão divididos em Sunitas e Xiitas. Os Sunitas subdividem-se em quatro grupos menores: Hanafitas, Malequitas, Chafeitas e Hambanitas.

SEGUIDORES - O Islamismo é a segunda maior religião do mundo, com mais de 50% das nações em três continentes. O número de adeptos a religião já passa dos 935 milhões em todo o mundo

PRETENSÃO ISLÃMICA: O objetivo l do Islamismo é subjugar o mundo e regê-lo pelas leis islâmicas, infiéis ou incrédulos da religião são perseguidos e até mortos seus maiores inimigos são judeus e cristãos.

PRECEITOS RELIGIOSOS - A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios: 1 - Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;

2 - Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados; 3 - Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos; 4 - Realização diária das orações; 5 - Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

LOCAIS SAGRADOS - Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

CONVERSÃO - Não é preciso ter nascido muçulmano ou ser casada com um praticante da religião Uma pessoa se torna muçulmana quando proferir, em árabe e diante de uma testemunha, que "não há divindade além de Deus, e Mohammad é o Mensageiro de Deus”.

CINCO PILARES - Os cinco pilares do islamismo formam a estrutura de vida do seguidor da religião. São eles:

1º - Pronunciar a declaração de fé intitulada "chahada": "Não há outra divindade além de Deus e Mohammad é seu Mensageiro".

2º - Realizar as cinco orações obrigatórias durante cada dia, no ritual chamado "salat". Os versos são recitados em árabe, e as súplicas pessoas são feitas no idioma de escolha do muçulmano. As orações são feitas no amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, no cair da noite e à noite. Não é obrigatório orar na mesquita - o ritual pode ser cumprido em qualquer lugar.

3º - Fazer o que puder para ajudar quem precisa no chamado "zakat". A caridade é uma obrigação do muçulmano, mas deve ser voluntária e, de preferência, em segredo. O muçulmano deve doar uma parte de sua riqueza anualmente, uma forma de mostrar que a prosperidade não é da pessoa - a riqueza é originária de Deus e retorna para Deus.

4º - Jejuar durante o mês sagrado do Ramadã, todos os anos. Nesse período, todos os muçulmanos devem permanecer em jejum do amanhecer ao anoitecer, abstendo-se também de bebida e sexo.

5º - Realizar a peregrinação a Meca, o "haj". Todos os muçulmanos com saúde e condição financeira favorável deve realizar a peregrinação pelo menos uma vez na vida.

MESQUITAS - As construções reservadas para as orações dos muçulmanos são chamadas mesquitas, ou "masjids”. A mesquita de Caaba, em Meca, é uma das mais famosas, pois é o centro da peregrinação do "haj". A mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, também é um local muito visitado pelos muçulmanos de todo o mundo - ela abrigaria a pedra de onde Maomé "ascendeu ao céu".

FESTAS E DATAS - As duas principais festividades do islamismo são o Eid-Al-Adha, que coincide com a peregrinação anual a Meca, e o Eid-al-Fith, quando se quebra o jejum do mês do Ramadã. O mês sagrado é o principal período do calendário islâmico.

A MULHER NO ISLÃMISMO - No Islamismo a mulher tem um exponencial para o homem, uma necessidade para a harmonia pretendida pelo Deus Altíssimo.

2º- O AMBIENTE DO SURGIMENTO DO ISLÃ

O Islã surgiu na Arábia no século VII d.C., na junção da Ásia e da África, como movimento político religioso alcançando a Ásia, o Norte da África e a Europa, pela península Ibérica. Espalhou o medo através das Guerras Santas, contribuiu para a interiorização de populações litorâneas e por onde alcançou influência deixou herança de vocabulário, hábitos alimentares, técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com