TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kauffman

Resenha: Kauffman. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

O autor

Émil Kaufmann nasceu em 1891 em Viena. De nacionalidade austríaca, foi

historiador de arte e arquitectura. O seu maior reconhecimento é no campo dos

estudos sobre o neoclassicismo. A partir de 1913 estudou quer na Universidade de

Innsbruck quer na Universidade de Viena. A carreira de Émil Kauffman resume-se a

três importantes obras :

 Von Ledoux bis Le Courbusier. (1933)

 Três Arquitectos Revolucionários: Boullée, Ledoux, Lequeu.

(1952)

 Arquitectura na Idade da Razão: Barroco e pós-barroco, em

Inglaterra, Itália e França. (1955).

Em 1933, Kaufmann publicou o livro "Von Ledoux bis Le Corbusier " (em

português, “De Ledoux a Le Corbusier”), que defendia uma continuidade estético-

formal entre o neoclassicismo e o modernismo. Kauffman faleceu em Wyoming, em

1953, durante uma viagem a Los Angeles antes da sua magnum opus, grande obra,

"Arquitectura na Idade da Razão", poder ser concluída. O trabalho foi publicado

postumamente em 1955. O seu estilo de escrita é denominado formalismo, derivado a

uma extensão da noção de autonomia na arte do filósofo Immanuel Kant, a partir da

sua obra “Crítica do Juízo”, onde nas próprias palavras de Kant, a arte é "um modo de

representação que é propositado para si e que, embora desprovido de um propósito,

tem o efeito de fazer avançar a cultura das faculdades mentais, no interesse da

comunicação".1

Na história da arte, o formalismo é o estudo da arte, analisando e comparando

forma e estilo, a forma como os objectos são feitos e os seus aspectos puramente

visuais. De forma extremista, o formalismo na história da arte postula que todo o

necessário para compreender uma obra de arte está contida dentro da obra de arte. O

contexto para o trabalho, incluindo a razão para a sua criação, o contexto histórico e a

vida do artista, é considerada de importância secundária.

1 Immanuel Kant, Crítica do Juízo, Traduzido por James Creed Meredith, Oxford: Oxford University Press, 2007 (data de publicação

original de 1952), par. 44306. ISBN 978-0-19-280617-8.

Kaufmann constituiu uma influência para historiadores e críticos da

arquitectura formalista posteriores como o anglo-americano académico Colin Rowe

em 1950 e arquitecto italiano e teórico Aldo Rossi em 1960.

Contexto

Como problema teórico e como disciplina autónoma, a história da arte

desenrolou-se na Alemanha muito antes da sua aparição no resto dos países da Europa

e nos Estados Unidos. Emil Kaufmann foi um dos historiadores de arte que surgiram

desta tradição alemã, publicando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com