Kazuio
Dissertações: Kazuio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: twayna • 2/3/2015 • 676 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
Biografia[editar | editar código-fonte]
Depois de estudar na Universidade de Mulheres do Japão e trabalhar no escritório de Toyo Ito, em 1987, Kazuyo Sejima fundou a Kazuyo Sejima and Associates. Em 1995, ela fundou uma empresa com sede em Tóquio, a SANAA (Sejima e Nishizawa and Associates), juntamente com seu ex-empregado Ryue Nishizawa. Sejima foi nomeada Diretora do Setor de Arquitetura da Bienal de Veneza, para o qual ela curou a 12.ª Exposição Internacional de Arquitetura, realizada em 2010. Ela foi a primeira mulher selecionada para esta posição. Ainda em 2010, ela foi premiada com o Prêmio Pritzker, em conjunto com Ryue Nishizawa.
O SANAA possui projetos no Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Entre eles, estão o translúcido prédio da Christian Dior em Tóquio (Japão), o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo, em Ohio (EUA), e o recém-inaugurado Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.
Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima
Os arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, sócios do escritório SANAA, venceram o Pritzker 2010, anunciado neste domingo (28). Esta é a terceira vez que o prêmio de arquitetura é concedido a dois arquitetos simultaneamente.
Considerado o Nobel da arquitetura, o Pritzker foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt para homenagear, em vida, um arquiteto cuja obra demonstre qualidades como talento, visão e compromisso, e traga uma contribuição significativa para a humanidade e para o ambiente construído.
Segundo o júri da premiação, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa foram escolhidos por sua arquitetura delicada e poderosa, precisa e líquida, engenhosa, mas não excedente; pelos edifícios que interagem com sucesso com seus contextos e suas atividades e pela línguagem arquitetônica singular que salta de um processo original e inspirado.
"Eles exploram como poucos as propriedades fenomenais do espaço contínuo, da luz, da transparência e da materialidade, com o objetivo de criar uma síntese sutil. A arquitetura de Sejima e Nishizawa busca a qualidade essencial da arquitetura, que resulta em uma desejada objetividade, economia de meios e contenção", disse o júri.
Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa se conheceram no escritório de Toyo Ito e formaram, em 1995, o escritório SANAA. A dupla de arquitetos possui projetos no Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Entre eles, estão o translúcido prédio da Christian Dior em Tóquio (Japão), o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo, em Ohio (EUA), e o recém-inaugurado Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.
Além do Pritzker, os arquitetos já ganharam outras premiações como o Leão de Ouro da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2004, pelos projetos do Museu do Século 21 de Arte Contemporânea de Kanazawa, Ishikawa, no Japão, e pela ampliação do IVAM (Instituto Valenciano de Arte Moderna), em Valência, Espanha. Além disso, também venceram concursos de projetos como o do Novo Museu de Arte Contemporânea, em Nova York, e do novo Louvre, na França.
A cerimônia de premiação do Pritzker ocorrerá em 17 de maio, na Ilha de Ellis, em Nova York. Sejima e Nishizawa
...