Kush
Ensaios: Kush. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayrinecosta • 1/6/2013 • 961 Palavras (4 Páginas) • 762 Visualizações
Ao sul do Egito,localizava-se Núbia.Embora fosse banhada pelo rio Nilo,essa região era bastante árida e seu povo precisou criar sistemas de irrigação que facilitaram a criação de gado e a agricultura.Por volta de 2000 a.C. lá se formou o reino de Kush,que manteve intensa atividade comercial:caravanas chegavam pelo deserto carregas de mercadorias da Ásia e das regiões próximas ao mar Mediterrâneo.Pelo rio Nilo os comerciantes cuxitas levavam e traziam produtos do norte e do sul da África.Os cuxitas foram uma das primeiras civilizações a surgir no vale do rio Nilo,que controlaram a região antes do período das incursões egípcias na área.
O nome dado a esta civilização tem origem do velho testamento,que diz que,Kush.Na idade antiga e na Bíblia uma grande região localizada ao norte do Sudão era conhecida como Kush.Alguns estudiosos afirmam que a Kush bíblica ficava ao sul da Arábia.
Os contatos com diferentes povos favoreceram a criação de uma cultura material rica e diversificada. Confeccionavam peças de cerâmica, jóias e estatuetas de ouro, prata e bronze, faziam instrumentos musicais, criavam objetos de madeira, produziam adornos de vidro, de conchas e de pedras preciosas.
As fontes históricas sobre os cuxitas indicam que a sociedade estava dividida da seguinte forma: rei e nobreza; altos funcionários públicos e chefes militares; sacerdotes, comerciantes, artesãos e soldados; camponeses (também chamados felás).Kush possuía uma monarquia teocrática.
O povo de Kush era politeísta . Na cidade de Napata foi construído um templo em homenagem a Amon, deus do sol, também cultuado no Egito.
Os túmulos dos reis e da nobreza tinham formas de pirâmides. Mulheres e escravos eram enterrados com o morto para servi-lo na vida após a morte. Além disso, eram colocados junto ao corpo jóias, objetos e oferendas variadas. Nas demais camadas sociais, os mortos eram mumificados e enterrados em cemitérios.
As primeiras sociedades a se desenvolver na área surgiram na Núbia antes da Primeira dinastia do Egito. Em cerca de 2500 a.C., os egípcios começaram a avançar na direção sul e é por meio deles que a maior parte das informações sobre Kush ficou conhecida. Mas esta expansão foi detida pela queda do Médio Império no Egito. A expansão egípcia recomeçou em aproximadamente em 1500 a.C., mas desta vez encontrou resistência organizada. Os egípcios lograram vencer a resistência e fizeram da região uma colônia deles.
No século XI a.C., disputas internas no Egito permitiram aos nativos derrubar o regime colonial egípcio e instituir um reino independente, governado a partir de Napata, na Núbia.
Napata
O reino de Kush, com sede em Napata, foi unificado por Alara,que era considerado um fundador do reino cuxita, no período entre 780 e 755 a.C. O reino cresceu em influência e veio a dominar a região meridional egípcia de Elefantina e até mesmo Tebas, no reinado de Kachta, sucessor de Alara .Seu poder chegou ao auge com Piye, sucessor de Kachta, que conquistou todo o Egito e fundou a vigésima - quinta dinastia.
Quando os assírios invadiram em 671 a.C., Kush tornou-se uma vez mais um Estado independente.
...