Lagesnota
Seminário: Lagesnota. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Louize.10 • 13/11/2014 • Seminário • 426 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Lagesnota 1 é um município do estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil. Possui 158 846 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de agosto de 2014, e faz parte da mesorregião (política) e região (geográfica) serrana do estado. - sede da Região Metropolitana de Lages.
História[editar | editar código-fonte]
Habitada até o século 18 por índios caingangues e xoclengues, a partir desse século, com a construção da estrada ligando as províncias do Rio Grande do Sul e de São Paulo, foram implantadas, na região, fazendas de gado e de exploração de erva-mate e madeira por colonos não índios. Isso fez surgir conflitos entre índios e não índios e entre os próprios índios, ocasionados pela disputa pelos pinheirais, cujos pinhões de araucária e animais eram a fonte de alimento básica dos índios.6
Fundada em 1766 pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.
Correia Pinto batizou-a assim devido à abundância da pedra laje na região; o nome original era Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajens.[carece de fontes]7
Instituída vila pelo governador de São Paulo Luís António de Sousa Botelho Mourão, Lages teve seu território transferido da capitania de São Paulo para a capitania de Santa Catarina, por D. João VI, por alvará de 9 de setembro de 1820.
Décadas após o fim da Revolução Farroupilha, teve seu primeiro paço municipal edificado entre 1898 e 1902. O prefeito na ocasião era Vidal Ramos Júnior, e a prefeitura foi projetada por um desenhista da Diocese de Lages.
Com arquitetura neoclássica romana, tem os detalhes das aberturas em estilo coríntio; todas as estruturas em madeira são de araucária. Quando reformada pelo arquiteto João Preto de Oliveira, recebeu um pavimento superior.
Hidrografia[editar | editar código-fonte]
O município localiza-se na Bacia do rio Canoas, cujos principais rios são: Pelotas, Canoas, Lava-Tudo, da Divisa, Vacas Gordas, Pelotinhas, dos Macacos, do Pessegueiro, Caveiras, Piurras, Dois Irmãos e Limitão. O principal curso de água urbano é o Rio Carahá.
Relevo[editar | editar código-fonte]
Lages também caracteriza-se por ter altitude bem elevada, que varia de 850 a 1200 metros acima do nível do mar. O terreno do perímetro urbano de Lages é bastante acidentado, os bairros mais altos estão localizados na região denominada "Cidade Alta", que permite uma vista panorâmica de 360º da cidade.
Altitude média: 884 m.
Altitude no Centro da cidade: 916 m.
Altitude máxima: 1 260 m. no Morro do Tributo
...