MARKETING PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: O CASO DE O BOTICÁRIO-SE
Trabalho Escolar: MARKETING PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: O CASO DE O BOTICÁRIO-SE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ligiaah • 24/11/2014 • 5.276 Palavras (22 Páginas) • 451 Visualizações
MARKETING PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: O CASO DE O BOTICÁRIO-SE
Adriano David Monteiro de Barros
RESUMO
O estudo teve por objetivo expor aspectos importantes acerca do marketing pessoal, e consequentemente visualizar as questões relativas à satisfação dos consumidores. A pesquisa foi desenvolvida na maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo, O Boticário. Foram observadas características importantes presenciadas na empresa, como os produtos, estrutura para a exposição dos produtos e a exposição dos funcionários da empresa, com intuito de analisar e mostrar como essas atitudes influenciam no desenvolvimento da organização, uma vez que o marketing é uma ferramenta fundamental para tal crescimento, logo temas como satisfação dos clientes, marketing pessoal e suas estratégias foram expostas nesse artigo. De acordo com os resultados obtidos, foi possível concluir que a empresa utiliza-se do marketing pessoal como fonte de satisfação dos clientes, logo a empresa consegue atrair mais clientes e fidelizá-los de forma que a organização fixe clientes antigos e adquira novos clientes.
Palavras-chave: marketing. satisfação do cliente. marketing pessoal.
1. INTRODUÇÃO
O inicio da humanidade demonstrava que o homem buscava meios para suprir suas necessidades e desejos, desenvolvendo-se com o passar do tempo. Essa necessidade induziu o mercado a buscar ferramentas e maneiras de satisfazer seus clientes e fornecedores, logo o crescimento da organização pode ser caracterizado pela forma como ela expõe sua marca. Entretanto, o valor da marca não pode ser direcionado apenas para os produtos fabricados pela empresa, mas sim como seus funcionários se comportam diante de tantas exigências do mercado atual, pois agregar valor aos colaboradores da entidade levará uma importante imagem para os clientes externos.
As empresas atualmente precisam direcionar a imagem juntamente com seus colaboradores, que fazem parte diretamente do marketing da entidade. Desta forma, surgiu a necessidade das empresas em dar atenção e foco a aplicabilidade de um marketing direcionado as pessoas, o marketing pessoal, onde sua imagem passa a ser referencial e reflexo da organização que está inserido.
O objetivo deste artigo é mostrar a importância de se aplicar o marketing pessoal seja qual for à natureza da entidade, para o crescimento das vendas, fortalecimento de sua marca e melhoria na qualidade dos serviços prestados ou produtos oferecidos, utilizando técnicas como supply chain, marketing e fidelização dando apoio aos colaboradores, como também melhorar a estrutura no que diz respeito aos produtos, assim será fundamental para que o cliente sinta-se satisfeito com o produto e consequentemente com a empresa que o ofereceu.
Com isso, a necessidade de investimento no talento humano pela empresa para a satisfação e comprometimento de seus colaboradores é relevante e torna-se o diferencial a partir do momento que o cliente observa, através da bela imagem feminina, com maquiagem
perfeita, uniformes alinhados, boa postura e boa dicção no momento do atendimento. Essas características são fundamentais pra um processo de aperfeiçoamento dos colaboradores e exposição da marca e produtos que a empresa necessita vender.
Os clientes preferem ir a estabelecimentos onde serão bem tratados e haverá sempre disponibilidade dos funcionários para a obtenção de informações sobre produtos e serviços. Assim o marketing da empresa crescerá, e logicamente aumentará as vendas de seus produtos, como também uma satisfação não só de clientes, como de funcionários que são aqueles capacitados para a exposição e venda de produtos. Algumas características serão expostas, logo é perceptível que a organização precisa criar métodos e aplicar ações que melhorem a produtividade, dando motivação aos funcionários, como também melhorando a estrutura da empresa em relação a exposição dos produtos, portanto o cliente sairá satisfeito pelos serviços prestados pela empresa.
A metodologia utilizada para a produção deste artigo foi descritiva, exploratória, utilizando-se de bibliografias, sites, revistas, como também pesquisa de campo, onde foi formalizada uma entrevista padronizada.
Este artigo divide-se itens que abordam conceitos sobre o marketing, marketing pessoal e suas estratégias como forma de satisfação dos clientes e estudo de caso sobre a franquia O Boticário. A metodologia aplicada foi exploratória, além de entrevista formalizada e padronizada com a gestora da filial Jardins em Aracaju - Se.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 MARKETING
A administração tem como uma grande e importante área o marketing, que tem como uma de suas finalidades fazer a interação entre empresa e consumidor, e consequentemente esse relacionamento proporcionará uma série de fatores benéficos para a organização, como por exemplo, o aumento nas vendas de seus respectivos produtos, uma vez que esse acréscimo nas vendas é conseqüência das atitudes tomadas pelos diretores da organização. De acordo com Kotler e Keller (2006), o marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Não obter a satisfação do cliente pode levar uma empresa ao fracasso em pouco tempo, uma vez que a obtenção do lucro se dá pelo envolvimento que o cliente tem com a organização, assim o cliente é a peça fundamental para o continuismo de uma empresa no mercado.
O tempo de vida de um produto é fundamental para sua permanência no mercado, uma vez que quanto mais ele é consumido, mais ele terá sua marca fixada no mercado. Outro grande ponto colocado no marketing é aumentar a proposta de valor, ou seja, mostrar ao consumidor que ele pode levar outro produto além daquele que ele escolheu.
O composto mercadológico, ou o chamado 4 P’s, são pontos onde os especialistas colocaram como primordiais para a venda da marca, logo esses pontos tornam-se importantíssimos para o continuísmo da empresa em alto grau. Esse composto é dividido em:
Produto
Preço
Praça
Promoção
O grande dilema do marketing é saber o que vai produzir como produzir, e onde vender o seu produto, pois ele tem que estar ligado ou direcionado a um grupo determinado para a obtenção de determinado
...