Magna Carta
Resenha: Magna Carta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: qusar1 • 25/10/2013 • Resenha • 220 Palavras (1 Páginas) • 290 Visualizações
Magna Carta
A magna carta é um documento que foi elaborado com o objetivo de limitar o poder dos monarcas da Inglaterra, como principal intuito de impedir o exercício do poder absoluto “Absolutismo”. Isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.
A magna carta foi um passo importante no processo que levaria ao surgimento do constitucionalismo.
O documento foi regido em latim. O documento garante certas liberdades politicas e disposições que tornava a igreja livre da ingerência da monarquia a carta ornou-se importante no século VII , com o intensificação do conflito entre a coroa e o parlamento. Fora revisada diversas vezes de maneira a garantir amplos direitos a um numero maior de pessoas e preparando terreno para o surgimento da monarquia constitucional.
Alguns artigos ainda integra o direito inglês , embora apenas artigos 1,9 e 29 bem como parte da introdução , está em vigor.
Juntamente com a declaração de direitos de 1791, formou base de todas as leis dos Estados Unidos da América,
A carta foi criada para os ingleses mas foi utilizada como gatilho para o mundo um grande modelo a ser seguido e tomado como base , para futuras declarações.
...