Miscigenação E Mestiço
Trabalho Escolar: Miscigenação E Mestiço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julias • 24/6/2013 • 266 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
Miscigenação e Mestiço
O Termo raça comporta em uma grande carga emotiva quando contextualizado em periodos mais recentes com o da Alemanha de Hitler. O termo raça revela, contudo, ambiguidade estando muitas vezes associado á diferença entre posições sociais ou grupos humanos que apresentem caracteristicas físicas ou culturais distintas. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferência dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.
No processo histórico do Brasil, podemos citar as Navegações com a chegado os Europeus, á miscigenação é bastante pronunciada. De século XVI ao XVIII, consolidou-se a estrutura genética da população brasileira, com a junção de africanos, portugueses e índios. Ainda no período colonial, franceses, holandeses e ingleses tentaram se estabelecer em território brasileiro e deixaram algumas contribuição étnica.
Ao mulato, mestiço de negro e branco, se no deve toda a construção da economia litorânea Brasil, apartir do século XIX, acrescenta-se á miscigenação entre os primeiros grupos étnicos a contribuição dos imigrantes italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que também participaram do processo de mistura racial no Brasil. As três raças básicas formadoras da população do Brasil são o negro, europeu e o índio, em grau muito variáveis de mestiçagem e pureza.
A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos:
- CABLOCO: branco + índio
- MULATO : negro + branco
- CAFUSO: índio + negro
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
...