Museu Virtual
Trabalho Universitário: Museu Virtual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Keila1078 • 13/11/2014 • 430 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
http://www.museudoindio.gov.br/
O Museu do Índio foi criado, em 1953, no Serviço de Proteção aos Índios – SPI, agência do Governo encarregada de dar assistência aos índios no Brasil.
No início da década de 60, o Museu foi transferido para o Conselho Nacional de Proteção aos Índios – CNPI, órgão responsável pelo assessoramento e formulação da política indigenista oficial da época. Em 1967, o Governo militar resolveu reunir o SPI, o CNPI e o Museu em um único órgão, a Fundação Nacional do Índio- FUNAI, onde a instituição está inserida até hoje.
A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 15 mil 840 peças etnográficas e 15 mil 121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins. Os diversos Serviços do Museu do Índio são responsáveis pelo tratamento técnico de 76 mil 821 registros audiovisuais e 833 mil 221 documentos textuais de valor histórico e contemporâneo.
Mais do que abrigar expressivos acervos, o Museu do Índio conserva, pesquisa, documenta e comunica as informações neles preservadas, tendo se tornado referência para pesquisadores e interessados na questão indígena e contribuído com significativos avanços para o campo de museus etnográficos brasileiros. Alguns deles administrados pelos próprios índios. Diversas ações têm sido empreendidas nesse sentido ao longo dos últimos anos, como a instalação de laboratórios de conservação, a reforma das reservas técnicas, o preparo e a publicação de catálogos, inventários, tesauros e outros instrumentos de pesquisa e recuperação da informação. Com a criação de um programa editorial, o Museu do Índio edita diversas publicações, democratizando, assim, o acesso às informações sobre a situação indígena no País.
O que mais me chamou a atenção foi a construção de casas indígenas no jardim do Museu do Índio que tem sido um bom recurso para informar sobre a diversidade cultural e a contemporaneidade dos povos indígenas brasileiros. As casas dizem muito sobre uma sociedade e seu modo de organização.
A Internet expandiu as possibilidades de disseminação da informação das instituições museológicas para inúmeros usuários. Os museus, assim, podem estar pela primeira vez, libertos de seu localismo inerente e da fisicalidade que requer que seus usuários sejam ‘visitantes em pessoa’. Os visitantes virtuais são os usuários dos museus através da Internet que podem ser também visitantes presenciais das instituições museológicas. E através da internet podemos sim conhecer um museu virtual e pode considera-lo um espaço de formação, informação e entretenimento.
A interação do site em relação a visita virtual atendeu as minhas expectativas sim.
A experiência deste trabalho foi inovador e prático , pois facilitou a minha aprendizagem, meu conhecimento e me propôs novas experiências.
...