Médice
Trabalho Escolar: Médice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liviss • 3/3/2015 • 539 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Médice
Principais acontecimentos
Assumiu a presidência depois da saída do atual presidente Costa e Silva. No governo Médici, observamos o auge da ação dos instrumentos de repressão e tortura. Os “porões da ditadura” ganham o aval do Estado para promover o assassinato no interior de delegacias e presídios. Qualquer cidadão suspeito de ser “subversivo” – nome que o governo dava aos que discordavam dele- podia ser detido, torturado e morto sem que nenhuma autoridade jurídica fosse consultada.
Ainda durante o Governo Médici, um grupo de 69 membros do Partido comunista do Brasil instalou-se no Araguaia, na área conhecida com Bico do Papagaio, a fim de montar núcleos guerrilheiros na região. O governo, porém, reagiu, enviando para a região 20 mil homens, que liquidaram os focos de guerrilha ali existentes.
A repressão aos órgãos de imprensa foi intensa. Ao mesmo tempo, no governo Médici observamos o uso massivo dos meios de comunicação para instituir uma visão positiva sobre o Governo Militar. Palavras de ordem e cooperação como “Brasil, ame-o ou deixe-o.” integravam o discurso político da época.
Milagre econômico
Representou o crescimento da economia brasileira. Cresceu cerca de 10% ao ano, enquanto a inflação permaneceu relativamente baixa.
A política que resultou no “milagre” foi concebida pelo ministro da fazenda, Antônio Delfim Neto. Segundo ele era necessário, primeiramente, acumular a riqueza para depois dividi-la.
Para estimular esse crescimento o Governo executou algumas ações, como:
*conseguir empréstimos no exterior;
*atrair capitais estrangeiros, oferecendo-lhes facilidade para trabalhar no Brasil;
*baixou os salários dos trabalhadores mais pobres.
Incentivadas pelo governo e por uma situação externa favorável, as exportações brasileiras também cresceram.
Foi marcado pela realização de grandes obras, como a rodovia Transamazônica, a ponte Rio-Niterói e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. O Brasil passava a impressão de que estava se modernizando. Entretanto, “o milagre” esvaiu com a mesma velocidade que empolgou.
Em 1973, a economia brasileira foi abalada por fatores externos e internos. Externamente, o preço mundial do petróleo triplicou , e o Brasil passou a gastar quase a metade do que ganhava com suas exportações. Internamente, devido aos baixos salários, a maioria da população já não conseguia comprar o volume de produtos aqui fabricados. Em pouco tempo a dívida externa e a onda inflacionária acabou com os sucessos do Governo.
...