TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Castigo da Bactéria Yersinia Pestis

Por:   •  2/11/2021  •  Dissertação  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

O Castigo da Bactéria Yersinia Pestis

A peste Negra assolou a Europa durante a idade média, a falta de saneamento contribuiu para tamanha devastação provocada pela doença. Também conhecida como Peste Bubônica, inumaras vezes esta doença dizimou muitos durante a história da Humanidade com uma medicina precária ou inexistente.

A Peste Negra chegou a ser atribuída aos  judeus que sofreram em diversas regiões da Europa, pois muitos não eram contaminados sua cultura o protegia, os judeus tem o hábito de se purificar ao entrar na sua residência ou antes das refeições e para isso lavavam as mãos, algo simples mas muito eficaz para não se contaminar. Desta forma os demais acreditavam ser uma praga jogada pelos judeus marginalizados pela sua origem semita além da cultura que atribuía a morte de Jesus a eles, pois da mesma forma acreditavam que os judeus queriam o fim dos cristãos.

Em meados do século XIV na Europa a Peste Negra não apenas arrebanhou vidas, mas também alimentou a superstição na tentativa de entender os motivos te tamanha impotência do Homem medieval para conter a doença.  A medicina era inexistente neste momento não sendo suficiente para impedir a morte de mais 30% da população europeia. O medo de ser contaminado provocou em muitos uma revolta além da violência e falta de esperança.

Os escritos as pinturas da época da peste negra mais severa demonstra o medo e como era visto os comensais da morte além da falta de esperança em ver que a Humanidade chegou ao seu fim onde a Igreja também sofria com a Peste é proveniente entender que o castigo estava para todos sem qualquer distinção as vidas eram ceifadas com uma severa rapidez.

A peste bubônica não apareceu apenas no século XIV mas ela já havia assolado Três continentes no século V que ficou conhecida como Praga de Justiniano levando ao óbito mais de 20 milhões de pessoas na  no Oriente próximo norte da África e Europa assim como na Peste Negra tem o mesmo causador uma bactéria transmitida do rato par o ser Humana através  de uma pulga. A crença de que estas doenças eram um castigo divino fazia com que a humanidade temesse a Deus ao acreditarem sua ira. Esta crença em castigo fazia com que as pessoas procurassem as orações pra obter a cura, mas antes mesmo de aparecer todos os sintomas da doença o doente já estava condenado a morte.

Atualmente a Peste não representa grande ameaça, a medicina atual conhece o causador e assim o tratamento se torna eficaz depois do surgimento dos antibióticos algo impensável durante a idade média e todos os surtos que vieram depois até meados do século XIX , conhecido como Terceira Epidemia levando a morte 10 milhões de pessoas na índia além de países como China entre outros. A história do revela como o imaginário humano surpreende ao procurar respostas principalmente aos males que lhe afetam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com