O Conhecimento Como Caracteristica Da Humanidade
Monografias: O Conhecimento Como Caracteristica Da Humanidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MireleGO • 22/2/2015 • 501 Palavras (3 Páginas) • 1.815 Visualizações
SOCIOLOGIA DO DIREITO
Exercício
1. Além das reações instintivas típicas de sua espécie, como dormir, alimentar-se, reproduzirem-se, quais outras características o homem desenvolveu?
2. Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e à padronização, existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
3. Que afinidade havia entre o pensamento grego e a ideia de ciência?
4. Qual a importância do Renascimento para o desenvolvimento do saber?
5. Quais as necessidades do mundo moderno que propiciaram o surgimento da sociologia?
6. Qual a importância da sociologia no mundo de hoje?
7. Discuta problemas da vida em sociedade no mundo atual que em sua opinião poderiam ser objeto de estudos sociológicos.
RESPOSTAS
1. Por dificuldades impostas pelo ambiente, que por particularidades da própria espécie, o homem também desenvolveu habilidades e comportamentos que dependem de aprendizado. As crianças aprenderam a conter sua fome e a comer em horários regulares, aprendem a brincar e a obedecer e, mais tarde, quando crescem, a trabalhar, comerciar, administrar, governar.
2. Sim. A vivência em grupos faz com que o homem recrie sua própria realidade segundo suas necessidades, traduzindo-as em forma de informação e conhecimento, resulta consequentemente em um incessante recriar, compartilhar e transmitir da experiência vivida e aprendida.
3. Os gregos buscavam a compreensão dos princípios que movem e as coisas, isso caracteriza a ciência.
4. O renascimento foi a porta para o saber, antes dele, a população laica não tinha acesso à ele. Apenas as ordens religiosas, isoladas nos mosteiros, tinham acesso a textos de filosofia, geometria e astronomia.
5. Com a sociologia, as questões relativas à vida social deixaram de ser tratadas como tema religioso ou de senso comum. A partir de então, o homem começou a experimentar métodos e instrumentos de analise capazes de interpretar e explicar a experiência social segundo os princípios do conhecimento cientifico. Isso significou, como nas demais ciências, propor conceitos, hipóteses e formas de averiguação sobre a sociedade que pudessem guiar a ação humana, permitindo previsões e intervenções com pelo menos o mínimo de credibilidade e eficiência.
A complexidade das relações humanas e da vida coletiva passava assim na outra instancia do conhecimento humano, a outro processo cognitivo e, consequentemente, a uma maneira diversa de se enfrentar a realidade social e resolver seus problemas, respondendo às necessidades de controle e intervenção.
6. A sociologia, uma das ciências sociais, que tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente ação humana sobre o meio em que vive. Em linhas gerais, procura entender o poder da sociedade sobre a constituição humana e sua presença na construção social. A sociologia faz parte de nossa necessidade de entender o que ocorre em nossa volta e busca dar respostas às nossas indagações, mesmo por que ninguém vive
...