O FORDISMO NO FILME TEMPOS MODERNOS
Casos: O FORDISMO NO FILME TEMPOS MODERNOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JESSICAJEH • 30/10/2013 • 953 Palavras (4 Páginas) • 623 Visualizações
O FORDISMO NO FILME TEMPOS MODERNOS
No filme Tempos Modernos, Chaplin nos apresenta um tipo de fordismo tendo em vista que a produção de mercadorias é de massa, ou seja,em larga escala de produção padronizada,mas não se constituiu ainda uma implicação de consumo de massa, o que ocorreria apenas no pós-guerra nos principais países capitalistas, sob pressão do movimento sindical e político de classe (o compromisso fordista, como diria David Harvey).
O fordismo de Tempos Modernos é apresentado como inovação técnica e organizacional da produção e do processo de trabalho. Ele se caracteriza como prática de gestão na qual se observa a radical separação entre concepção e execução, baseando-se no trabalho fragmentando e simplificado, com ciclos operatórios muito curtos, requerendo pouco tempo para formação e treinamento dos trabalhadores (o que permite, deste modo, a integração na produção capitalista de operários de massa e pessoas simples da plebe, sem grande formação educacional).
O processo de produção fordista fundamenta-se na linha de montagem acoplada à esteira rolante que evita o deslocamento dos trabalhadores e mantém um fluxo contínuo e progressivo das peças e partes, permitindo a redução dos tempos mortos, e, portanto, da porosidade. Esta é a impressão magistral que Chaplin nos apresenta em Tempos Modernos, pois o grande personagem do filme, ao lado de Carlitos, na cena da fábrica, é o sistema de máquina, a esteira rolante que impõe seu ritmo, ditado pelo capitalista, aos demais operários-massa. Em várias cenas, a maquina adquire vida própria. E o trabalho, como atividade vital, transforma-se, para os operário-massa desta produção fordista, em atividade repetitiva, parcelada e monótona, com sua velocidade e ritmo estabelecidos independentemente do trabalhador, que o executa através de uma disciplina rígida.
No fordismo o trabalhador perde suas qualificações, as quais são incorporadas à máquina.As primeiras cena de Tempos Modernos, nos mostra os principais elementos da fábrica fordista-taylorista. Através de imagens, ele faz a anatomia da lógica fordista-taylorista, da produção em massa.. Aparecem as imensas instalações fabris (a grande indústria) e uma massa de operários entrando na fábrica que, através de um recurso metafórico, é comparada com um rebanho de ovelhas – no meio delas, uma ovelha negra. O que Chaplin sugere é a idéia do operário-massa, que tanto caracterizou a produção fordista-taylorista. Depois, prosseguindo em sua anatomia da produção capitalista, Chaplin nos apresenta as formas de controle do capital sobre a força de trabalho. O capitalista exerce controle total sobre a produção capitalista através do comando da velocidade da esteira automática, acionada pelo capataz, a partir das suas ordens dadas através de uma tela imensa. É um controle virtual que atinge o operário não apenas na linha de produção, mas inclusive nos locais de privacidade no interior da fábrica, tal como o banheiro, onde o industrial worker esperava encontrar um espaço para si e não para o capital.
TEORIA CIENTÍFICA
Os princípios básicos da Administração Científica de Frederick Taylor,são ilustrados através de várias cenas do filme, bem como os problemas decorrentes de tais princípios. Por exemplo, o estudo de tempos e movimentos para os funcionários executarem as atividades industriais é um dos principais legados de Taylor, entretanto, Chaplin enfatiza as disfunções deste princípio, como desgaste físico e emocional dos funcionários provocados pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo executando-as. Tudo isso regado com um humor crítico e que provoca a reflexão.
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