TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO FEUDAL CIENTÍFICO

Tese: O MUNDO FEUDAL CIENTÍFICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 7

O MUNDO FEUDAL CIENTÍFICO

Daniel Salles Monteiro (e-mail)

Edí Marise Barni (e-mail)

Resumo

O feudalismo marcou a idade média, formando a sociedade agrária e isolada,com o poder nas mãos dos senhores feudais e servos marcando assim a idade média.

O feudalismo é um sistema caracterizado pela economia de consumo, trocas naturais, sociedade estática e poder político descentralizado. Os fatores que explicam o surgimento desse sistema na Europa podem ser divididos em estruturais e conjunturais.

Palavras-Chave: Instituições Feudais. Mundo Feudal. Sistema Feudal.

Introdução

Este trabalho esclarece sobre o mundo feudal e as mudanças que ocorreram na sociedade feudal, onde a nobreza era dona de todas as terras ,e arrecadava os impostos, enquanto o clero tinha suas funções relacionadas com a religião e arrecadava os dízimos , já os camponeses e artesões trabalhavam muito para pagar os impostos,nesse período aconteciam as guerras para que um feudo conseguisse ter poder sobre o outro.

Procura destacar a Alta Idade Média e o período inicial da Idade Média. Começa no século V e termina no século XI. Caracteriza-se pela formação do sistema feudal - feudalismo (do século V ao IX) e por sua cristalização (do século IX ao XI), isto é, quando o feudalismo esteve plenamente estruturado. Após o século XI, o sistema feudal entrou em crise e foi substituído pelo sistema capitalista, num processo muito lento que só se completaria no século XVIII.

1 DESENVOLVIMENTO

1 O mundo feudal

O sistema feudal surgiu das novas condições decorrentes do fim do Império Romano e das invasões germânicas. Uma sociedade fragmentada em esta mentos, onde a possibilidade de mobilidade entre elementos da nobreza, do clero e dos servos era praticamente nula, A formação do sistema feudal teve início com a desagregação do Império romano e a instalação dos povos germânicos na Europa Ocidental. Por este motivo as instituições feudais foram formadas a partir de elementos de origens romanas e germânicas. A Igreja, Enquanto o rei e a nobreza tinham suas propriedades divididas por casamentos, heranças, favores e lutas constantes, Na Idade Média, o livro por excelência foi a Bíblia, e pode-se dizer que a quase totalidade do que se produziu em termos de reflexão e pensamento estava diretamente relacionado aos textos sagrados do Cristianismo ou as suas interpretações. Das escolas monásticas às universidades, o essencial do sistema de ensino estava submetido ao controle da Igreja, que por sinal manteve monopólio sobre a escrita até o século XII.

A Economia: economicamente o Feudalismo estava centrado na produção do setor primário (agricultura). Era claramente uma sociedade agrícola pelo fato de essa atividade envolver a grande maioria da população e por quase todos, direta ou indiretamente, viverem em função dela. Havia o predomínio da produção destinada ao consumo próprio. A relação social de trabalho que marcou este período foi à servidão (produtores dependentes, sem liberdade de locomoção, mas que escapavam à arbitrariedade de um senhor). Feudo – era uma das principais unidades produtoras da economia feudal, produzindo cereais, carne, leite, roupas, utensílios domésticos e de trabalho. As atividades econômicas nos feudos eram a agricultura e a criação de animais.

Através do tema o mundo feudal poderemos entender melhor sobre o feudo, sobre a religiosidade, Geralmente divididos em três áreas: o domínio, exclusivo do senhor feudal e trabalhado pelo servo; a terra comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos; e o manso servil, que destinado aos servos era dividido em áreas denominadas “glebas” de onde metade de toda produção deveria ser destinada ao senhor feudal (talha – um tipo de imposto). Os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muito de um para o outro. Na época do Reino Carolíngeo, feudo significava “benefício”, era o nome dado ao benefício que o suserano cedia ao vassalo e, que na maioria das vezes era a posse de terras. Daí o porquê que “feudo” designa hoje a propriedade em si. O fim do sistema feudal costuma ser delimitado pela queda do Império Romano do Oriente (Queda de Constantinopla) no século XV e, na Europa deveu-se a diversos motivos econômicos, sociais, políticos e religiosos. Dentre eles podemos destacar a fome ocasionada pela estagnação das técnicas agrícolas aliada ao crescimento excessivo da população; a peste que assolou a Europa dizimando um terço da população já bastante debilitada pela fome; o esgotamento das reservas minerais que abalou a produção de moedas afetando inevitavelmente as operações bancárias e o comércio; a ascensão da burguesia e a crise religiosa ocasionada pela necessidade de uma nova filosofia religiosa e novas necessidades espirituais. Com estes relatos entenderemos um pouco sobre a história, mundo feudal.

Este projeto, o mundo feudal vai ajudar a sociedade atual a entender os processos históricos, que ocorreram no fim do império romano onde os senhores feudais, tinham o poder absoluto sobre as terras, e com isto eles manipulavam a população, as pessoas daquela época, inclusive a igreja católica era manipulada, tendo também a sua parcela de culpa, por que concordava com a manipulação dos senhores feudais, ou seja entre os séculos V e X , o feudalismo imperou sem piedade .

Analisando os conteúdos relacionados pelo tema em questão, o mundo feudal ficou de melhor clareza. Os fatores que explicam a formação desse sistema na Europa podem ser divididos em estruturais e conjunturais. Os fatores estruturais são representados pelas instituições econômicas, sociais, políticas e culturais dos romanos (Império Romano do Ocidente) e dos povos germânicos que se fixaram (invasões) dentro do Império a partir do século V. Os principais elementos romanos que contribuíram para a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com