O Menino Do Pijama Listrado
Artigos Científicos: O Menino Do Pijama Listrado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciane2008 • 15/11/2014 • 2.389 Palavras (10 Páginas) • 1.541 Visualizações
RESUMO DO LIVRO
O Menino do Pijama Listrado
O Livro o menino do pijama listrado é uma história que se passa em Berlim,
O fato se passa em 1940.
Livro de John Boyne
Traduzido e adaptado para o português por Augusto Pacheco Calil.
O menino do pijama listrado conta a história de Bruno, filho de um graduado oficial alemão nazista de grande reputação que durante a segunda guerra mundial estava sendo promovido, e teria de sair com a família do seu lar em Berlim, para viver próximo a um campo de concentração longe da urbanização em Haja-Vista.
Já na residência, Bruno não consegue aceitar que vai morar ali. Bruno sente falta de seus amigos de Berlim. Bruno tem uma irmã a Gretel que a chamava de caso perdido, ele pede a ela que venha até o quarto dele e da janela do seu quarto veem ao longe uma fazenda e fala para a irmã que há crianças , que não parecem ser amigáveis . A uns cinco metros da casa havia uma enorme cerca de arame e imensos mourões de madeira, do outro lado da cerca não havia grama na verdade não havia verde o que havia eram cabanas baixas e prédios quadrados e uma ou duas colunas de fumaça. Bruno e Gretel podiam ver centenas de pessoas com as roupas iguais que parecia um pijama listrado, mas havia ali tantas cabanas e o campo ia tão mais longe do que eles conseguiam ver.
Bruno por muito tempo ficou entediado, nestes momentos conversava com Maria a governanta que ele aprendeu a gostar com o tempo, em Berlim ele não fazia isso, pois sempre estava ocupado brincando na imensa casa ou com seus amigos da vida toda , vendo que não ia voltar para Berlim no futuro tão breve Bruno começou a procurar coisas para fazer Bruno procurava um pneu perguntou pro tenente kotler Bruno não gostava dele mas no momento só tinha ele em vista , que estava envolvido em uma conversa com Gretel , o tenente kotler gritou com Pavel em um tom de xingamento ordenando que o ajudasse, Pavel um velho que vinha todas as tardes descascar os legumes na cozinha antes de vestir o paletó branco e servi-los a mesa. Pavel encontrou o pneu, e Bruno fez um balanço que não deu muito certo ele caiu, e Pavel o ajudou. Depois disso Bruno não voltou, mas no balanço. Bruno sentia saudades de sua avó e lembrava a época do natal em que sua avó dominava a festa com sua cantoria. Lembrou se de uma festa e que o Fúria chefe do pai havia participado e a avó não gostou foi neste dia que ela falou sentir vergonha do filho eles brigaram e desde então não se falarão mas. Bruno se lembra o quanto gostava de explorara e resolveu , sair explorando andando o Maximo possível vendo a frente um ponto que virou mancha ,que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino . Um garoto chamado Shmuel um menino da mesma idade, nascido no mesmo dia, porém judeu. Sempre vivia do outro lado da cerca e estava sempre com seu pijama listrado.
As visitas de Bruno passaram a ser diárias e a amizade entre os dois começaram a crescer, Apesar de estar em situações totalmente diferentes, o laço de amizade entre eles começou a crescer, de forma natural. Enquanto Bruno tinha uma alimentação privilegiada, Shmuel estava cada vez mais magro, com a cor da pele apagada e aparentando estar fraco. Essa diferença entre os meninos é o que mais emociona, apesar de tudo, eles eram bons amigos e gostavam de ficar um com o outro.
Bruno ficou curioso e não entendia o porquê não podia ir pro outro lado da cerca e resolveu conversar com sua irmã sobre aquele lugar e quem são aquelas pessoas que passavam o dia todo de pijama listrado, Gretel tentou explicar, mas não conseguiu.
Bruno
...