O Trabalho de Faculdade - Tema: Revolução Russa
Por: cicerorios74 • 10/4/2022 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
trabalho de faculdade - Tema: Revolução Russa.
A Revolução Russa de 1917 foi uma revolta popular ocorrida na Rússia contra o governo absolutista de Czar Nicolau II em plena Primeira Guerra Mundial. O conflito foi dividido em dois períodos: a Revolta de Fevereiro e a Revolta de Outubro, na qual a primeira teria sido liderada pelos Mencheviques e a segunda pelos Bolcheviques, ambos partidos socialistas e liberais.
O confronto foi motivado pelo atraso econômico da Rússia em relação aos outros países, os trabalhadores viviam em péssimas condições, a fome era comum no campo e a Rússia se tornou dependente do capital estrangeiro, o que resultou em uma tensão entre camponeses e burgueses. Em 1905, ocorreu uma guerra entre Rússia e Japão em que os russos foram derrotados, a qual ocasionou várias revoltas internas contra Nicolau II e agravou a situação econômica do país. Despreocupados com a grave crise do Estado, a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial e novamente foi derrotada, pois estava militarmente e economicamente desorganizada. No mesmo ano sucedeu o chamado “Domingo Sangrento”, onde um grupo de operários protestantes objetivava entregar um abaixo assinado ao Nicolau e foram recebidos a tiros pela guarda do palácio, acarretando uma ampla protestação.
A ruptura entre os Partidos Operários Social Democratas da Rússia, Bolcheviques e Mencheviques, aconteceu quando a organização realizava seu segundo congresso, em 1903. Liderados por Lênin e Trotsky, os Bolcheviques sustentavam a ideia progressista da luta armada para alcançar o poder. E os Mencheviques, liderados por Plekanov e Yuly Martov, defendiam o pensamento evolucionista de que conquistaria o poder de forma pacífica.
A Revolta de Fevereiro foi chefiada pelos Mencheviques, se iniciou com o movimento pelos direitos das mulheres e tomou outra direção quando os proletários invadiram o palácio do Czar, em São Petersburgo, e o forçaram a abandonar seu posto com o objetivo de aderir a um Governo Provisório juntamente à Assembleia Constituinte. A Revolta de Outubro, conduzida pelos Bolcheviques, promoveu a derrubada do Governo Provisório e com isso, tomaram o poder dos Mencheviques e fecharam a Assembleia. Lênin e Trotsky, líderes dos Bolcheviques organizaram um congresso onde defendiam suas teses e lemas, sendo estes: “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”, esse Partido Operário Social Democrata retirou a Rússia da Primeira Guerra, aplicou a coletivização dos campos e introduziu medidas sociais para conter a miséria no país.
Na nova política estabelecida pelos Bolcheviques, em 1921, foi permitida a criação de pequenas propriedades privadas e a entrada de investimentos estrangeiros, levando a total queda da Rússia autocrata. Os quatro primeiros anos determinados por eles foi marcado por uma guerra que abalou profundamente a Rússia, divididos entre Exército Vermelho e Exército Branco, o primeiro tomou a vitória e garantiu a permanência dos Bolcheviques no poder.
Contudo, pode-se dizer que a Revolução Russa foi o marco de diversas mudanças na história. No mundo, deu – se a expansão do comunismo e socialismo e a criação da URSS, em 1922. Ao que se diz respeito à democracia, não houveram muitas alterações, pois o Partido Comunista repudiava toda e qualquer forma de protesto que vinha a ser considerado contra os princípios
...