TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo de ulisses

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  2.561 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro “O Mundo de Ulisses” de FINLEY, M. I. Resenhado por

Ilíada e Odisséia são duas obras que provocaram e provocam até hoje muitas discussões e estudos acerca de vários aspectos que nelas estão presentes: histórico, literário, linguístico, religioso, sociológico, militar e político. O historiador americano Moses Finley, é um desses especialistas que se viu encantado pelo mundo de Homero e resolveu se dedicar aos estudos da sociedade grega a partir da visão helenística que esse autor possui em sua obra.

Para tanto, Finley publicou a obra O Mundo de Ulisses que a anos encanta tantos historiadores, pois analisa a obra de Homero dentro de cinco tópicos importantes para a construção da sociedade grega e, consequentemente, para a grande criação literária de que Homero é responsável.

A obra de Moses está dividida em: Homero e os Gregos, a qual o narrador faz um parâmetro entre a importância de Homero para os gregos e qual o papel do autor para a construção da identidade grega ao longo dos anos; posteriormente, no título Aedos e Heróis, a qual nos é apresentado a importância dos Aedos (cantores) para a construção da obra do artista grego, pois, a partir de uma boa dicção as histórias cantadas por eles apresentavam outros aspectos daquelas que apenas eram contadas.

Nos dois tópicos seguintes: Riqueza e Trabalho e Domínio, família e comunidade o estudioso explana sobre como Homero concebe a sociedade grega e como o escritor a percebe, em várias passagens, por meio de uma visão heroica e fantasiada de sua população. Por fim, no capítulo Moralidade e Valores, observamos, através da afirmação feita por Finley que Homero havia transformado os deuses em criaturas humanas e aos homens apenas restou conhecer-se a si próprio, ou seja, o autor grego havia aproximado tanto os seres míticos da raça humana que acabaram por se juntarem a nós, no entanto, ainda éramos inferiores, porque não conhecíamos nossa existência ao ponto de abrirmo-nos ao novo, ao inédito, fato esse concebido pelos deuses na obra de Homero.

Assim sendo, o autor busca neste livro separar as formas de ideologia arcaicas que imperavam sobre a obra de Homero das formas de ideologia moderna que lhe são sobrepostas. Nesse sentido, a obra nos remete a pensar sobre como estamos encarando obras importantes como a do artista grego, visto que, trabalhar tais obras e conhece-las torna-se necessário ao âmbito acadêmico e profissional, porque, analisar Homero da ótica de criação de sua sociedade é imprescindível para o que vemos e criamos atualmente. 

FINLEY, M.I. O Mundo de Ulisses. Tradução: Armando Cerqueira. 3ª Edição. Editora Presença. Lisboa, 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com