Oceano - mitologia
Por: paulique95 • 17/9/2015 • Resenha • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 293 Visualizações
Estritamente falando, Oceanus foi o mar-stream no Equador em que flutuava no hemisfério habitável (οἰκουμένη, oikoumene). Assim, o sol nasce do profundo-flowing Oceanus no leste e no final do dia afunda de volta para o Oceanus no oeste. Na mitologia grega, este mundo-oceano foi personificado como uma Titan, um filho de Urano e Gaia. Em mosaicos helenística e romana, este Titan foi muitas vezes descrito como tendo a parte superior do corpo de um homem musculoso, com uma longa barba e chifres (muitas vezes representado como as garras de um caranguejo) e parte inferior do corpo de uma serpente (cf. Typhon). Em uma embarcação arcaico fragmentária de cerca de 580 aC (Museu Britânico 1971,11-1,1), entre os deuses que chegam no casamento de Peleu e da ninfa do mar Tétis-, é um rabo-de-peixe Oceanus, com um peixe em uma mão e uma serpente no do outro, os dons de graça e profecia. Em mosaicos romanos, como que a partir de Bardo ele pode levar uma direção-remo e embalar um navio.
Alguns estudiosos acreditam que Oceanus originalmente representava todas as massas de água salgada, incluindo o Mar Mediterrâneo eo Oceano Atlântico, os dois maiores corpos conhecidos pelos gregos antigos. No entanto, como a geografia se tornou mais precisa, Oceanus veio a representar o desconhecido, águas mais desconhecidas do Oceano Atlântico (também chamado de "Mar Oceano"), enquanto o recém-chegado de uma geração posterior, Poseidon, ordenado sobre o Mediterrâneo.
Divindades gregas
série
Titans
Olympians
Divindades aquáticas
Divindades infernais
Divindades micênicas
Conceitos personificados
Outras divindades
Titans
Os doze Titãs
Oceanus e Tétis,
Hyperion e Theia,
Coeus e Phoebe,
Cronos e Réia,
Mnemosine, Themis,
Crius, Iapetus
Filhos de Oceanus
Oceanids, Potamoi
Filhos de Hyperion
Helios, Selene, Eos
Filhos de Coeus
Lelantos, Leto, Asteria
Filhos de Iapetus
Atlas, Prometheus,
Epimeteu, Menoetius
Filhos de Crius
Astraeus, Pallas, Perses
Consorte Oceanus "é sua irmã Tethys, e desta união vieram as ninfas do oceano, também conhecidos como os três mil Oceanids, e todos os rios do mundo, fontes e lagos. A partir de Cronus, da raça dos Titãs, os deuses olímpicos têm o seu nascimento, e Hera menciona duas vezes no XIV livro Ilíada sua viagem prevista "até os confins da terra generosa em uma visita a Oceanus, de onde os deuses se levantaram, e Tétis nossa mãe que me trouxe até gentilmente em sua própria casa. "
Na maioria das variações da guerra entre os Titãs e os Olimpianos, ou Titanomachy, Oceanus, junto com Prometheus e Themis, não tomar o lado de seus companheiros Titãs contra os Olímpicos, mas em vez disso se retirou do conflito. Na maioria dos variações deste mito, Oceanus também se recusou a lado com Cronus em revolta deste último contra o seu pai, Urano.
Conteúdo [hide]
1 Etimologia
2 Na literatura e lenda antiga
3 Em cosmografia
4 Genealogia dos atletas olímpicos na mitologia grega
5 Veja também
6 Referências
7 fontes
8 Ligações externas
Etimologia [editar]
RSP Beekes sugeriu um pré-grego proto-forma * -kay-an-.
Na literatura antiga e lenda [editar]
Este trecho fala do papel da Oceanus na Titanomachy:
Após a primeira Dionísio [Zagreus] tinham sido abatidos, Pai Zeus ... atacou a mãe dos Titanes [Gaia Terra] com vingando marca, e encerraram os assassinos de chifres Dionísio [os Titãs desmembrado o Zagreus godling] dentro do portão do Tártaro [após uma longa guerra]: as árvores brilhou, o cabelo de sofrer Gaia (Terra) foi queimada com calor. . . Agora Okeanos derramou rios de lágrimas de seus olhos lacrimejantes, uma libação de oração suplicante. Então Zeus reivindicou sua ira com a visão da terra queimada; tinha pena dela, e queria lavar com água das cinzas da ruína e as feridas de fogo da terra. Então chuvoso Zeus cobriu todo o céu com nuvens e inundou toda a terra [no grande dilúvio de Deucalião].
- Nono, Dionysiaca 6. 155 ff
Na
...