Oracle
Tese: Oracle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RayanaPaiva • 7/10/2014 • Tese • 619 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Esta é a primeira parte de 5. Cadastre-se ou siga-nos no Facebook para ser informado da disponibilidade das próximas partes.
A Oracle, segunda maior empresa de software do mundo (acabou de ultrapassar a IBM), comprou a Compendium, uma plataforma colaborativa de planejamento, produção e distribuição de conteúdo. No fim do ano passado, a mesma Oracle já tinha comprado a Eloqua, outra plataforma de marketing e acompanhamento de resultados. Há muito eu falo da importância que o conteúdo tem para o marketing digital. Das declarações explícitas do Google sobre a importância de conteúdo original e relevante (desde sempre), à aquisição da Compendium pela Oracle, não se pode dizer que houve aumento da importância do Marketing de Conteúdo, só que as grandes empresas despertaram para a importância do Marketing Por Conteúdo e que a corrida começou.
Já falei em outro texto que ceticismo e marketing não devem andar juntos. Antecipar-se às tendências é uma importante característica de bons profissionais de marketing. Quem exige comprovações explícitas para perceber movimentos já sai, pelo menos, atrasado. Para adiantados ou atrasados, o marketing do conteúdo está aí. Aceite-o, adapte-se e inclua-o em seu planejamento de marketing digital.
Ah, e porque essa indefinição de denominação no título? Em uma conversa com meu amigo, grande palestrante e especialista em conteúdo Rafael Rez Oliveira, falei que eu não achava que Marketing de Conteúdo exprimia exatamente o que Content Marketing quer dizer. Ele primeiro brincou que não fazia diferença, pois ele era dono de todos os 3 domínios... Marketing de Conteúdo sempre foi tratado como fazer sites de conteúdo para vender anúncios tipo Adsense e Marketing do Conteúdo pode soar como vender conteúdo desenvolvido apenas para fins de convencimento. Ele propôs Marketing por Conteúdo e eu achei perfeito: a utilização do conteúdo como ferramenta de marketing.
E, afinal, o que é marketing por conteúdo, de conteúdo ou do conteúdo? Marketing por Conteúdo é a estratégia de marketing que usa a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e manter clientes (preferencialmente com personas pré-definidas), criar engajamento e levá-los a fazer (mais) negócios com você. É preciso ter uma estratégia consistente de criação, compra ou curadoria de conteúdo que mude ou direcione o comportamento de seus clientes. Uma coisa eu considero chave: ninguém pode contar melhor a sua história do que você.
A definição de sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ser organizada e pode ter vários passos. É primordial, porém, que você:
Defina persona(s) de seu(s) cliente(s) ideal(is), para quem você escreverá. Esse tipo de segmentação de perfis, por análise de comportamento, ajudará a produzir conteúdo adequado e relevante para quem o acompanha.
Determine o(s) objetivo(s) que você pretende atingir com sua estratégia, os tipos de conteúdo e que histórias que serão contadas.
Envolva todos os seus colaboradores, mas defina uma pessoa ou equipe de edição, para guiar a produção de conteúdo e criar uma identidade, um padrão.
Monte a estratégia de distribuição, veja que formatos e canais
...