PROJETO DIDÁTICO: JOGO SOBRE ROMA ANTIGA
Por: monê Vedoy • 13/12/2016 • Dissertação • 965 Palavras (4 Páginas) • 1.021 Visualizações
[pic 1] MÔNICA VEDOY E RODRIGO CRIVELLA PROJETO DIDÁTICO: JOGO SOBRE ROMA ANTIGA. |
[pic 2]
CANOAS, 2016.
[pic 3]
1) Tema: Roma antiga.
2) Objetivos:
Verificar os aspectos aprendidos pelo aluno sobre o tema tratado e assim tornar o conhecimento mais agradável aos olhos deles, inserir o aluno dentro do tema tratado de forma didática e trabalhar dentro do conteúdo programado com diversos instrumentos. Inserir o conteúdo no meio do aluno através do facebook, de jogos didáticos e vídeos, incentivar o aluno a gostar e se preparar para o jogo estudando e analisando o conteúdo e por fim tornar a disciplina de história diferente e interativa, pois para a maioria dos alunos essa é uma das piores disciplinas, e quando se trabalha de formas diferentes, que chamem a atenção do aluno, que precise de foco, mas que seja algo de que ele goste, e que possa utilizar isso para estudar, aprender e compreender o assunto, ganhamos um aluno que muitas vezes se desinteressaria se fosse somente uma aula expositiva, onde ele tem pouca chance de participar e ouvir os colegas, o que torna a aula entediante.
O jogo foi elaborado a partir do tema apresentado, com perguntas específicas e objetivas dentro do que foi visto no documentário para que o aluno não necessite muito tempo para resolve-las e assim manter o aluno sempre entretido no jogo.
3) Metodologia:
Jogo de cartas elaborado através de perguntas e respostas pertinentes ao tema que foi analisado no vídeo.
O jogo foi elaborado da seguinte maneira: São vinte perguntas (dependendo da quantidade de alunos esse número aumenta) impressas em vinte cartas que ficam com o professor, as demais cartas com as respostas serão sorteadas entre os alunos. Após cada pergunta o aluno vai juntando suas respostas certas, quem completar cinco respostas corretas primeiro ganha um chocolate. Os três primeiros alunos ganham uma lembrança.
Para esse jogo foram utilizados os textos e o documentário trabalhados em aula, um pouco do conhecimento já obtido por nós através de outras disciplinas, com isso foram criadas vinte perguntas sobre Roma antiga com respostas objetivas, para que não seja um jogo demorado e se torne chato. Cada aluno deve responder somente com as respostas das cartas que tiverem em mãos, mesmo que saiba a resposta, o que vale é a carta.
O professor lê a pergunta, os alunos separam a resposta, o professor questiona quem tem a resposta, e um aluno lê, assim consecutivamente, até um aluno obter cinco cartas resposta certa. Quem obter as cinco cartas primeiro ganha, e de brinde leva um prêmio, que pode ser alguma lembrança da matéria que está sendo passada, algo que lembre a disciplina (chaveiro, adesivos, etc.) ou alguma guloseima (chocolate, bala, pirulito.). Isso gera também no aluno um incentivo a mais para estar presente e atento ao jogo, e faz com que ele não dê cola aos colegas, o que é proibido nas regras.
Materiais utilizados: Cartas confeccionadas pelo professor em papel A4 plastificadas; cronometro para cronometrar o tempo de resposta.
REGRAS:
- Só é permitido ler a resposta quando o professor perguntar;
- Não é permitido dar cola para o colega;
- Quem der cola e quem receber será retirado do jogo;
- O jogo vale os mesmos pontos para turma toda, por isso o comportamento de todos é validado;
- Não é permitido conversar;
- O tempo máximo para separar a carta resposta é de um minuto;
- Não é permitido trocar cartas com colegas;
4) Meio de divulgação:
Divulgação através de instrumentos nas redes sociais. (Ex.: um evento no facebook.), para que os alunos vão convidando uns aos outros, até que toda a turma esteja presente no evento. Depois disso, serão feitas postagens de textos para que os alunos possam inteirar-se do assunto um pouco mais, e estuda-los em casa, não só textos, como diversas páginas na internet que possam auxiliar na sua aprendizagem. Os próprios alunos poderão divulgar e postar outros materiais que irão utilizar para estudo para compartilhar entre si, podendo também haver uma discussão em aula acerca do assunto para que todos possam colocar o que já aprenderam e o professor poder orientar a direção do estudo de cada aluno.
...