Patrimonico Cultural
Casos: Patrimonico Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sulyen • 6/10/2013 • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
1.Realização de pesquisa sobre o patrimônio existentes na região onde os acadêmicos residem ou trabalham.
A cidade de Cruzeiro do Oeste localizada no noroeste do Paraná é uma cidade que cultiva e aprimora suas manifestações artísticas, culturais e o cuida do seu patrimônio histórico material e imaterial.
O patrimônio cultural de Cruzeiro do Oeste resume-se no museu “Carlos dos Anjos” e da Capela “Imaculada Conceição”, no bairro Cafeeiro.
O Museu “Carlos dos Anjos” é um acervo iconográfico e conta parte da história da colonização da região noroeste do Paraná, sendo impossível ignorar a própria casa/museu onde se localiza o referido acervo, pois reconhece sua identidade sócio-cultural além de preservar da memória do modo de morar da sociedade de então.
A capela Imaculada conceição construída no início da década de 50, é o principal símbolo daquele bairro que nos anos 50 e 60 contava com milhares de habitantes e recebia turistas de várias partes do Estado, que vinham assistir celebrações religiosas e participar das grandes quermesses ali realizadas.
Além desses patrimônios recentemente foram comprovados a descobertas de fósseis de dinossauro no município.Em resumo os ossos de pterossauros foram encontrados em 1975, pelos agricultores João Gustavo Dobruski, 63 anos, e pelo pai dele, Alexandre Gustavo Dobruski, já falecido. O material passou quase 40 anos guardado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sob análises. No início, ninguém desconfiava de que eram ossos de pterossauros.
O caso chegou às mãos dos geólogos Paulo Cesar Manzig e Luiz Carlos Weinschutz, do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpáleo), em Mafra, uma das mais respeitadas instituições brasileiras no estudo da paleontologia. Os pesquisadores foram atrás da origem dos ossos, descobrindo vários outros no mesmo local, na zona rural de Cruzeiro do Oeste. Toda a história está detalhada com textos e fotos no livro Museus & Fósseis da Região Sul do Brasil. Sob o ponto de vista da ciência, a descoberta pode mudar teorias a respeito da vida dos pterossauros.
Esses ossos encontrados nessas terras passaram a fazer parte também do patrimônio cultural de Cruzeiro do Oeste.
2. Explique com suas palavras a seguinte afirmação: “O artigo sétimo da “Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural”, datada de 2005, dispõe “toda criação tem suas origens nas tradições culturais” e se desenvolve “plenamente” por meio do diálogo entre as culturas. Essa carta argumenta que os bens culturais, em todas as suas formas, devem ser preservados, valorizados e transmitidos às gerações futuras “como registros da experiência e das aspirações humanas”..
O ser humano é cultura, afinal a cultura é uma expressão da construção humana. A cultura é construída através da interação social, aonde se vai construído gradativamente símbolos e significados que posteriormente são compartilhados entre as pessoas.
Dessa maneira a construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar se um povo ou alguma coisa pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades. Em outras palavras tudo tem a sua identidade cultural.
O entendimento disso subsidia a compreensão de que todas as pessoas e coisas têm raízes culturais. Uma vez que as raízes culturais são origens e princípios.
Sendo assim transmitir a história dessas construções é dar continuidade a cultura, a um povo e a valorização das origens.
3. A operacionalização de projetos assentados na acepção de sustentabilidade pressupõe princípios pró-ativos tais como: o respeito e o cuidado em relação aos seres viventes; a conservação da vitalidade e da diversidade existente no planeta; a redução da exploração dos recursos não renováveis; a modificação de atitudes e práticas pessoais; a projeção de quadros nacionais para a integração do desenvolvimento e da conservação; o fomento de alianças entre os povos. Diante do exposto, teça comentários sobre: a) a viabilidade da promoção de projetos embasados na sustentabilidade e b) qual a melhor maneira para que isto ocorra.
Um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Sendo assim a promoção de projetos embasados na sustentabilidade é imprescindível para difundir a importância da sustentabilidade.
A melhor maneira para que isso ocorra é viabilizar projetos que estejam voltados para a prática, ajudando a desenvolver integralmente o conceito de cidadania.
No entanto antes de elaborar esses projetos é necessário que se faça pesquisas sobre os recursos, a qualidade e a metodologia que serão utilizados na abordagem os temas: respeito e o cuidado em relação aos seres viventes; a conservação da vitalidade e da diversidade existente no planeta; a redução da exploração dos recursos não renováveis; a modificação de atitudes e práticas pessoais; a projeção de quadros nacionais para a integração do desenvolvimento e da conservação; o fomento de alianças entre os povos.
Desenvolver projetos que explicitem a importância da sustentabilidade é ter a consciência de somos um e ao mesmo tempo um todo.
4. Cite quais são os bens patrimoniais brasileiros (materiais e imateriais) foram incluídos na lista de proteção do IPHAN até a presente data.
De acordo com o ministério da cultura os bens registrados são:
• Arte Kusiwa - pintura
...