Petrimonial
Por: deickson • 21/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 153 Visualizações
1 - Tema: Educação Patrimonial
A educação patrimonial compreende um conjunto de praticas e experiências voltada a percepção, conhecimento à apropriação, à compreensão, ao reconhecimento, à valorização e a preservação dos diversos bens, tangíveis e intangíveis, de nosso patrimônio cultural. Pode ser entendido também, como produto de uma construção coletiva dinâmica e viva produzida ao longo do tempo em um espaço definido. Ou seja, vinculado à memória e à construção de uma identidade e por este motivo deve ser preservada. Essa preservação e consequente conservação, manutenção e continuidade depende do envolvimento de todas as pessoas individualmente e coletivamente. Suas perspectivas deve se pautar na analise direta dos bens materiais e imateriais de modo que torne os alunos do 1º ano do ensino médio aptos a compreender as múltiplas relações entre passado e presente, entre memorias e historias.
As ações pedagógicas devem focar os mais diversos bens culturais, e nisso a criatividade do professor tem papel preponderante, uma vez que cabe a ele escolher os procedimentos mais adequados a facilitar a percepção e entendimento do aluno sobre o patrimônio.
Neste Projeto analisaremos as praticas de investigação a fim de compreendermos de que forma o uso de conceitos que pretendemos analisar sobre o patrimônio e a memoria. Buscando também identificar a importância destas ações de Educação Patrimonial para disciplina de historia e seu ensino na sala de aula no ensino médio. Além da identificação de como a Educação Patrimonial ganhou força neste processo de patrimonialização e como foi este processo de inserções de tais ações no meio patrimonial e sua constituição como ações educativas.
2 Justificativa e referencial teórico
A educação no Brasil em geral, necessita adequar-se à realidade social em que os
alunos estão inseridos. Isso porque se faz necessária uma adequação dos conteúdos estudados na escola, com o contexto social vivido no cotidiano dos aprendizes. Dessa forma, conteúdos, educador e educando, juntamente com a comunidade, precisam interagir-se entre si. Ou seja, a historia precisa ser viva, atuante e, principalmente, compreendida como uma ciência importante para a formação do ser humano, e apropriar-se do conhecimento histórico é um direito de toda e qualquer pessoa.
3 – Serie/Ano para o qual o projeto se destina.
O projeto tem como publico alvo os educandos do 1º ano do ensino médio, e buscar proporcionar para os mesmos a possibilidade de conhecer sobre patrimônio e as noções praticas de analise e investigar um fato histórico.
4 – Objetivos
O projeto de Educação Patrimonial tem como objetivo a perspectiva de despertar o sentimento de presença do educando em relação ao patrimônio que estão em contato. Também tem como objetivo incentivar com que estes se apropriem do mesmo com à compreensão, ao reconhecimento, à valorização e a preservação dos diversos bens, tangíveis e intangíveis, de nosso patrimônio cultural e assim desenvolvam suas identidades como sujeitos sociais e cidadãos construtores de memorias.
4.1 – Objetivos Específicos
? Necessidade de envolver os alunos no que tange a Educação Patrimonial com atividades que valorizem a diversidade histórico-cultural, resgatando fontes documentais (orais, escritas, iconográficas, patrimoniais) materiais/imateriais;
? Valorizar a memória histórica do Município e bens tombado;
? Instigar o conhecimento que é fundamental para instaurar o diálogo entre as
pessoas;
? Despertar nos alunos um novo olhar sobre a paisagem urbana para que conheçam um pouco da história e do cotidiano da cidade;
? Promover circuitos educativos e culturais para troca de experiências e
estimular a formação de novos agentes culturais;
5 – Problematização
6 – Conteúdos Curriculares
Compreendemos que o projeto de Educação Patrimonial não estar deslocado no arquivo histórico este sendo apenas uma complementação de atividades que e uma ferramenta importante para os objetivos do projeto.
Bellotto traduz a importância do envolvimento nas ações da Educação Patrimonial, considerando que esta torna a população mais próxima ao acesso as direitos, à memoria e à cidadania. Os conteúdos curriculares abordados de acordo com as competências do aluno são: Patrimônio documental, Documentos da administração
...