Praça Ouvidor Pardinho - Curitiba
Pesquisas Acadêmicas: Praça Ouvidor Pardinho - Curitiba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycestroka • 20/10/2013 • 713 Palavras (3 Páginas) • 717 Visualizações
PRAÇA OUVIDOR PARDINHO
-História:
A Praça Ouvidor Pardinho homenageia um dos responsáveis por revolucionar o destino urbanístico e ambiental de Curitiba. Formado em direito pela Universidade de Coimbra, Rafael Pires Pardinho veio ao Brasil em 1717, com o título de Ouvidor. Por aqui, fez importantes trabalhos em quatro vilas do Brasil meridional: Paranaguá, São Francisco, Curitiba e Laguna, com ações que foram chamadas de provimentos. Em Curitiba, Pardinho construiu conceitos visando práticas sustentáveis na então recente vila. Entre os legados deixados, destacam-se o atual traçado das ruas da cidade, além da conscientização em relação ao corte de árvores.
-Implantação:
Localizada entre as Avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu e as ruas Nunes Machado e 24 de Maio, no Centro e no bairro Rebouças na cidade de Curitiba – Pr.
-Uso ou Função:
É uma área de lazer para a população do entorno, Destaca-se também por possuir um posto de saúde dentro de seus limites, onde grande parte da população de Curitiba busca atendimento regularmente e também um centro de atendimento ao idoso curitibano.
-Organização Espacial:
Contêm uma piscina térmica aquecida, somente de uso do Centro de Apoio ao Idoso, pista de caminhada, 2 quadras de areia e área de lazer para as crianças, área de atividades físicas com equipamentos, ( academia ao ar livre), e 2 edificações.
-Acessos e Fluxos:
Há três acessos à praça, duas para pedestres e um para veículos que usam o estacionamento.
O fluxo em geral é bom, as vias internas são largas, evitando aglomerações por falta de espaço.
O fluxo de pessoas, durante o dia, é intenso devido ao serviços públicos oferecidos. A faixa etária predominante que utiliza este espaço é a terceira idade.
-Escala:
A praça toma todo o quarteirão, conclui-se que seja uma praça razoavelmente grande.
-Dimensões:
Tem uma dimensão de aproximadamente 6.500 m2
-Circulações, rampas e escadas:
Em todo o entorno ha uma pista de cooper, utilizada por toda a população inclusive para atividade física.
As rampas dão acesso aos portadores de necessidades ao interior das edificações.
Existe poucas escadas, porem conservadas.
Há um estacionamento para quem precisa usar a Unidade de Saúde, devidamente sinalizado, orientando as vagas especiais.
-Inclinação, regularidade, consistência e texturas de pisos:
O terreno tem algumas inclinações, isso faz com o piso também seja inclinado, mas na maioria do espaço o terreno é plaino.
A área de circulação livre é feita de calçada tipo PETIT PAVÉ, em alguns lugares específicos a conservação esta precária , em geral encontra-se em bom estado de conservação.
A pista de cooper é feita de asfalto, com boa conservação.
...