Proclamação Da República
Seminário: Proclamação Da República. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arky • 21/11/2014 • Seminário • 289 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
A proclamação da República
No final da década de 1880, a monarquia (sistema em que o poder é familiar e não há eleições)brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
É fundamental conhecer alguns aspectos para entender a crise do sistema monárquico brasileiro:
Religião: os líderes da Igreja Católica reclamavam da interferência de Dom Pedro II nos assuntos religiosos, a igreja encontrava-se submetida ao estado. Nenhuma ordem do papa poderia vigorar no Brasil sem que fosse previamente aprovada pelo imperador;
Exército: os militares sentiam-se desvalorizados. Eles não possuíam uma autonomia de tomada de decisão sobre a defesa do território, estando sujeitos às ordens do imperador e do Gabinete de Ministros, formado por civis, que se sobrepunham às ordens dos generais. Seus oficiais não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro de Guerra.
A Classe Média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes): estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império.
Com a Monarquia enfraquecida, grupos do Exército se uniram e, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República na cidade do Rio de Janeiro.
Assim, Dom Pedro II perdeu o poder político e teve de sair do Brasil com a sua família. Quem assumiu o governo provisório foi o marechal Deodoro da Fonseca, que depois acabou eleito por um grupo de congressistas e assim se tornou o nosso primeiro presidente.
...