Proposta Metodologica De Historia
Exames: Proposta Metodologica De Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jhonne Félix • 25/10/2014 • 979 Palavras (4 Páginas) • 589 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
As perdas humanas e a destruição do que tinha sido erigido a princípio para contribuir no bem-estar da sociedade estão entre os efeitos mais sentidos pelo mundo após quatro anos de conflitos.
A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas correlações de forças estabeleceram-se no mundo, marcando o declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência mundial.
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma unidade didática que tornasse possível a compreensão dos estudos sobre a primeira guerra mundial levando em consideração, conteúdos como o imperialismo e o neocolonialismo, nacionalismo dos povos europeus e o desenvolvimento tecnológico.
2 – REFERENCIAL TEORICO
"Fenômeno típico do século XIX, o Imperialismo ou Neocolonialismo demarcou o processo de expansão do capitalismo industrial pela Europa. (...) Diferente da colonização desenvolvida na Idade Moderna, os neocolonialistas não tinham a obtenção de gêneros tropicais e metais preciosos entre seus maiores interesses. Os neocolonialistas pretendiam transformar a população local em um mercado consumidor regular de seus produtos e fornecedor de matérias-primas que estivessem ligadas à expansão dos maiores setores industriais e o desenvolvimento de novas tecnologias que reduzissem os custos de produção."
"O neocolonialismo foi à principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. Foi incrementado a partir de 1880, e tinha por base uma nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão. Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial."
No Brasil, em fins do século XIX e meados do XX, um fluxo de transformações atingiu vários níveis das relações sociais. Foram mudanças impactantes estimuladas, principalmente, por um novo dinamismo no contexto da economia internacional, as quais alteraram a ordem e as hierarquias sociais, as noções de espaço e tempo dos indivíduos e os modos de percepção do cotidiano.
As pessoas foram envolvidas num intenso processo de transformações de hábitos cotidianos, de convicções e percepções, como se tomadas por um conjunto integrado.
2.1 – OBJETIVOS GERAIS
A Revolução Industrial e a expansão mundial do capitalismo;
A Revolução Industrial;
O fortalecimento do capitalismo financeiro e monopolista no século XIX;
Imperialismo neocolonialista na África, Ásia e Oceania.
2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
Compreender a relação existente entre a política imperialista neocolonial adotada pelas potências capitalistas a partir do século XIX e a deflagração da Primeira Guerra Mundial (1914-1918);
Analisar o contexto histórico imediato que levou à eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914;
Identificar os países participantes dos dois blocos de forças rivais formados durante a Primeira Guerra Mundial, apontando os seus principais interesses;
Refletir sobre os significados e implicações da Primeira Guerra Mundial para o mundo;
Compreender os conceitos de imperialismo e neocolonialismo como práticas relacionadas à expansão do capitalismo a partir do século XIX;
Explicar as razões que levaram as potências capitalistas à adoção de uma política imperialista e neocolonialista no período em questão;
Apontar as principais características do imperialismo neocolonialista praticado pelas potências capitalistas na África, na Ásia e na Oceania, entre os séculos XIX e XX.
3 – CONTEUDO DIDÁTICO
O material didático para ter função significativa no aprendizado de história deve ser concebido através de uma ação conjunta entre o professor e o aluno. Esse material não deve ser usado somente em sala de aula.
O grande ganho com a prática dessa produção de materiais didáticos está em criar um elo explicativo dos temas abordados na disciplina de história, criando intimidade com o assunto trabalhado, sendo capaz de
...