RENACIMENTO CULTURAL REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
Por: Bragaaa • 22/1/2021 • Resenha • 2.185 Palavras (9 Páginas) • 269 Visualizações
1. TEMA
Renascimento Cultural
Revolução Científica
Principais Características e Avanços
2. OBJETIVO
É objetivo deste trabalho mostrar as principais transformações culturais e as grandes revoluções cientificas que ocorreram na Europa na transição da Idade Média para a Idade Moderna, tanto na arte, na literatura, na ciência, e na política.
Podemos destacar grandes nomes que influenciaram decisivamente no período renascentista, entre eles Gutenberg, conhecido pelo sua famosa criação da imprensa, que possibilitou inúmeros benefícios as pessoas, principalmente as classes menos favorecidas, uma vez que foi possível escrever e obter exemplares mais rápidos, a demanda aumentou, e consequentemente o preço diminui. Portanto a circulação da informação escrita se torna mais acessível no seio da sociedade, possibilitando um amplo conhecimento e ocasionando em um novo modo de pensar que marca uma grande característica da época,”o antropocentrismo”.
Leonardo da Vinci e Galileu Galilei também tiveram uma inquestionável importância cientifica. Leonardo responsável pelos primeiros estudos anatômicos do ser humano, e Galilei um exemplo clássico do cientista que desenvolveu o método experimental para chegar a formulação das verdades cientificas, além de ter sido um dos precursores da investigação astronômica.
3. INTRODUÇÃO
No fim da Idade Média o feudalismo, em declínio, começou a dar lugar a uma nova ordem social, econômica, política e cultural. Essas transformações trouxeram mudanças no modo de pensar das pessoas, em especial as de classes superiores que viviam nas grandes cidades. Assim, desenvolveram-se movimentos de carácter cultural, intelectual, artístico e científico. Essa época foi marcada pelo obscurantismo do conhecimento e, quanto a isso, foi denominada de "Idade das Trevas". Nessa época, poucos tinham acesso ao conhecimento, o qual era transmitido por meio de livros e trancados nas bibliotecas, como tesouros. Fatores como a expansão do comércio marítimo, o surgimento da imprensa e da burguesia, foram essenciais para a evolução e a revolução da cientifica, e, todos esses movimentos sociais, culturais e religiosos contribuíram bastante para o Renascimento Cultural e para a Revolução Científica.
Vale ressaltar a valorização da cultura grego romana. Para os artistas da época, os gregos e os romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, diferente dos homens medievais.
4. DESENVOLVIMENTO
O Renascimento Cultural foi uma verdadeira revolução científica e intelectual. Retomada do pensamento clássico (greco-romano), nas artes, na política e na literatura, um grande desenvolvimento cultural que proporcionou uma nova visão no mundo. Ocorrendo na transição da Idade Média para a Idade Moderna, ente os séculos XIV, XV e XVI. Teve inicio na Itália e rapidamente se estendeu por toda Europa, sendo assim a Península Itálica teve um grande marco no desenvolvimento comercial, a qual ficou conhecida como o berço do Renascimento. Neste período houve a transição do sistema feudal para o sistema capitalista de produção, ocasionando o enfraquecimento do feudalismo. O poder dos senhores feudais e da elite diminuíram, fortalecendo o comércio e o poder da burguesia. Vale ressaltar a mudança de pensamento, pois antes era típico do sistema feudal o pensamento religioso, dogmático e teocêntrico, que passou a ser voltado pra ciências, onde o homem questionava as bases do conhecimento, e a partir da aí podemos destacar o surgimento do período moderno: a modernidade (esforço de superação da idade medieval).
O fim do sistema Feudal e o surgimento do capitalismo foram essenciais para a expansão do comércio. Com as conquistas marítimas, possibilitou a amplitude e diversidade de produtos a qual foi possível pela exploração de novos territórios, com esse tráfego ouve um processo global, pela exploração de novos lugares, pelo contato com outras culturas e exploração de recursos naturais, caracterizando o renascimento comercial. O qual ocasional em inúmeras criações tecnológicas, principalmente na indústria náutica, já que era através dos mares que o comércio mais se expandia. Foi desenvolvida na época a matemática, pois era preciso realizar
cálculos para vender e comprar mercadorias, para não terem prejuízos, para
saberem quanto deveria vender um produto, quanto cobraria de juros entre outros. O crescimento comercial foi cada vez maior, tornando os burgueses cada vez mais poderosos, consequentemente acumularam muitas riquezas e poderes, sendo possível investir na produção artística de escultores, pintores, músicos e arquitetos (desenvolvimento cultural). Esse investimento financeiro e a proteção que os burgueses passaram a dar aos artistas intelectuais da época ficaram conhecidos como mecenato. Porém tinham o objetivo de ser tornarem mais populares e ganharem status como a nobreza.
O Renascimento ocasionou umas séries de avanços que o caracterizou. Foi uma época marcada pelo grande tipográfico alemão Gutenberg, inventor da imprensa moderna, grande revolução mais importante da história da humanidade e causa influencia até os dias de hoje, a qual determinou as transformações culturais, ocorridas na Europa no século XV. Com a imprensa foi possível realizar maior quantidade de cópias e de forma rápida, havendo o barateamento de livros, pois antes demorava muito tempo para escrever um livro e obter muitas copias do mesmo. Com isso a informação escrita circulava com mais rapidez no seio da sociedade. Com o barateamento dos livros, a liberdade de acesso ao conhecimento e a informação, estipulou ao individuo pensar de maneira diferente e questionável, contribuindo para a transição do pensamento teocêntrico por um pensamento antropocêntrico, surge à ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas. Levando em consideração essa linha de raciocínio o, BACELAR (P.4,1999) acrescenta que,
Tal como influenciou profundamente a reforma do pensamento religioso e do método científico, as inovações da imprensa desafiaram igualmente o controlei institucional. A imprensa estimulou a procura e o credo numa verdade fixa e verificável, assim
...