REVOLUÇÃO INDUSTRIAL/ FILME: `` TEMPOS MODERNOS``.
Por: Pedro Neri • 13/6/2016 • Artigo • 930 Palavras (4 Páginas) • 762 Visualizações
DATA: 13 DE JUNHO DE 2016
CONTEÚDO/ DETALHAMENTO : REVOLUÇÃO INDUSTRIAL/ FILME: `` TEMPOS MODERNOS``.
ALUNO: PEDRO BRAULIO DE CASTRO NERI Nº34
PROFESSOR: RAFAEL SANDES
ANO/TURMA: 2º SÉRIE A
ARTIGO DE OPINIÃO
FILME: TEMPOS MODERNOS
O FILME TEMPOS MODERNOS, DIRIGIDO POR CHARLES CHAPLIN EM PRETO E BRANCO, FALA DO TRABALHO DO INDIVÍDUO QUE BUSCA PELA SUA FELICIDADE, LOGO NO INÍCIO DO FILME APARECE UMA CENA EM QUE VÁRIAS OVELHAS CORREM UMA ATRÁS DA OUTRA, ESSA CENA É RELACIONADA A HORA EM QUE OS OPERÁRIOS ESTÃO SAINDO DA ESTAÇÃO DO TREM PARA IR A FÁBRICA.
CHEGANDO NA FÁBRICA MUITOS CORREM PARA PASSAR O SEUS PONTOS E COMEÇAR O TRABALHO DIÁRIO. O PRESIDENTE “PATRÃO”DE SUA SALA FALA PARA O CAPATAZ AUMENTAR A VELOCIDADE DA PRODUÇÃO. CHARLES CHAPLIN APARECE, FAZENDO O SEU TRABALHO QUE É APERTAR PARAFUSOS, UM PERSONAGEM MEIO ATRAPALHADO QUE AS VEZES DEIXA OS PARAFUSOS PASSAREM DA SUA VEZ, FAZENDO COM QUE SEUS COLEGAS DE TRABALHO FIQUEM COM RAIVA DA SUA PESSOA. O PATRÃO INSATISFEITO, PELE PARA O CPATAZ AUMENTAR AINDA MAIS A VELOCIDADE, CHEGANDO A HORA DO DESCANSO CHAPLIN VAI FUMA NO BANHEIRO E O PATRÃO MANDA ELE VOLTAR AO TRABALHO. CHAPLIN DE MODO SOSSEGADO VOLTA A SUA ROTINA PESADA E CANSATIVA.
NO FILME O PRESIDENTE DA FÁBRICA PARECE TER UMA SOLUÇÃO PARA QUE OS FUNCIONÁRIOS NÃO DEMORE MUITO TEMPO ALMOÇANDO, A CRIAÇÃO DA MÁQUINA ALIMENTADORA QUE LEVA A COMIDA DIRETAMENTA PARA A BOCA DO EMPREGADO, LIMPANDO- A E ETC. PARA TESTA-LÁ O PRESIDENTE ESCOLHE CHARLES CHAPLIN PARA SER O COBAIA. NO INÍCIO TUDO PARECE ESTA OCORRENDO DA MELHOR FORMA, SÓ QUE A MÁQUINA COMEÇA A DESPERTAR DEFEITOS FAZENDO COM QUE CHARLES CHAPLIN FIQUE COM UMA ESPIGA DE MILHO DIRANDO ENTRE SEUS DENTES DE FORMA MUITO RÁPIDA, ELE AINDA ENGOLE DOIS PARAFUSOS. COM OS ERROS APRESENTADOS PELA MÁQUINA O PATRÃO RESOLVE NÃO IMPLANTAR ESSA IDEIA DE MÁQUINA ALIMENTADORA NA SUA FÁBRICA. PORQUE NÃO É PRÁTICA E VAI CAUSAR MAIS DANOS .
O PRESIDENTE MANDA O CAPATAZ AUMENTAR A VELOCIDADE AINDA MAIS, COM ISSO CHAPLIN NÃO SE SEGURA NO CHÃO, E ACABA ENTRANDO NA MÁQUINA, QUANDO ELE SAI DA MÁQUINA ELE PARECE DESORIENTADO CORRE ATRÁ DE UMA MOÇA QUE TEM BOTÕES NA ROUPA, ELE ACABA SENDO PARADO POR UM POLICIAL E CORRE PARA A FÁBRICA, DENTRO DELA, ELE FAZ TUDO AO CONTRÁRIO QUE O CAPATAZ FAZ NA MÁQUINA DE COMANDOS E ACABA DESREGULANDO TUDO DE DENTRO DELA. OS OPERÁRIOS COMEÇAM A CORRER ATRÁS DELE PARA QUE ELE PARE COM O SEU SURTO, ATÉ QUE ELE SE RENDE E É LEVADO PARA O HOSPÍCIO.
DEPOIS QUE OBETEVE A SUA LIBERAÇAÕ DO HOSPICÍO ELE ENTRA EM UMA ROUBADA QUANDO ELE TENTA DEVOLVER UMA BANDEIRA QUE CAIU DE UM CAMINHÃO. TENTANDO DEVOLVER ELE ERGUE A BANDEIRA E SAI CAMINHANDO, PARA INFELICIDADE DELE ESTÁ ACONTECENDO UMA MANIFESTAÇÃO E ELE E PRESO POR ESTÁ NA FRENTE DELA , COM A BANDEIRA ERGUIDA. OS POLICIAIS PENSAM QUE ELE É O LIDER DA MANIFESTAÇÃO LEVA-Ó PRESO PARA A DELEGACIA. AS MANIFESTAÇÕES ERAM FEITAS PELOS OPERÁRIOS QUE BUSCAVAM PELOS SEUS DIREITOS, MELHORIA DE TRABLHO, REAJUSTE SALÁRIAL E MAIS DIVERSAS COISAS.
PRESO NA DELEGACIA, CHARLES CHAPLIN É TIDO COMO UM HERÓI QUANDO CONSEGUE AJUDAR ALGUNS POLICIAS QUE ESTAVAM RENDIDOS POR LADRÕES, ELE LUTA COM OS LADRÕES E SOLTA OS POLICIAS DA SELA. ASSIM ELE CONSEGUE A SUA LIBERDADE. QUANDO RECEBE A CARTA DE LIBERDADE ELE IMPLORA PARA PODÊ FICAR NA SUA SELA, PORQUE NELA ELE TEM UM LUGAR PARA DORMIR, COM MORDOMIAS E AINDA TINHA A AMIZADE DE ALGUNS POLICIAIS. MAS, ELE NÃO CONSEGUE FICAR E VAI EM BUSCA DE UM TRABALHO.
QUANDO ARRUMA UM TRABALHO ELE ACABA FAZENDO BESTEIRA NOVAMENTE. ELE CONHEÇE UMA MOÇA, QUE ROUBA UM PÃO E ELE TOMA A CULPA DELA PARA ELE, PARA SATISFAZE-LÁ. A MOÇA ACABA PRESA POR TER ROUBADO E ELE POR NÃO TER DINHEIRO PPARA PAGAR A SUA ALIMENTAÇÃO E SEU CIGARRO. OS DOIS CONSEGUEM FUGIR QUANDO CAEM DO CARRO DA POLÍCIA.
...