TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica Das Oligarquia

Exames: Republica Das Oligarquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

Republica das Oligarquias

Oligarquia: Governo de poucos

Significado definição

Chamamos a república das oligarquias, o período da historia do Brasil em (1894-1930), em que Houve um forte domínio das oligarquias na politica nacional. Essas oligarquias eram compostas, principalmente, por ricos e poderosos proprietários rurais, principalmente da região sudeste.

Inicio e termino da republica das oligarquias

A republica das oligarquias teve inicio em 1894, com o governo de prudente de morais, representante da oligarquia cafeicultora da região sudeste do brasil. Esta fase terminou em 1930, após a revolução de 1930, golpe de estado que levou Getúlio Vargas ao poder.

Principais características politicas e econômicas do período

Coronelismo: era o poder politico, econômico e social que os “coronéis” tinham sobre a população local. Estes coronéis nada mais eram do que grandes proprietários rurais com influência na política regional.

Os donos do poder: Com o fim do governo dos militares, em 1894, o Brasil passou ater presidentes vinculados a grupos cafeeiros. A maioria dos presidentes ou eram de São Paulo, produtor de café, ou Minas Gerais, que produzia leite. Assim, este revezamento entre São Paulo e Minas Gerais ficou conhecido como Política do café -com -leite. A política do Café-com-Leite está relacionada com uma troca de favores políticos entre o governo federal e o estadual, denominada Política dos Governadores. Em cidades do interior, em especial no Nordeste, vigorava a prática do coronelismo. Coronel era o nome que se dava a alguém que, por seu poder, influenciava na política local. Sendo o voto não secreto, e através da violência ou suborno, os coronéis geralmente conseguiam eleger os políticos de sua preferência. Esta pratica ficou conhecida como “voto cabresto”.

Movimentos Sócios: A República Oligárquica foi um período turbulento, sendo que várias revoltadas sacudiram o pais. No geral, estas revoltas mostravam insatisfação diante de um sistema de governo que alterava muito pouco as condições de vida da população. Entre as principais estão: Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Cangaço e Tenentismo.

Guerra dos Canudos: A Guerra dos Canudos ocorreu entre 1896 e 1897, na Bahia. O arraial de Canudos foi criado sob a liderança de Antônio Conselheiro, e agregava famílias pobres do sertão baiano. O movimento tinha caráter coletivista, messiânico (um messias) e monarquista. Conselheiro atribuía á República os males que sofria a população brasileira. Considerando Canudos uma ameaça, o governo federal e o governo estadual mandaram o exercito para destruir o arraial. Porem foram necessárias quatro expedições para vencer os sertanejos.

Guerra do contestado: A Guerra do contestado ocorreu entre 1912 e 1916, numa região entre Paraná e Santa Catarina. Grupos de camponeses desta região se revoltaram com a concentração de terras, e ferro acabou desalojando parte da população local, além de gerar desemprego e monopólio da madeira. Neste cenário, José Maria conseguiu reunir varias pessoas, pregando o coletivismo e despertando o descontentamento dos lideres locais e do governo. Foram mais de três anos de luta entre tropas do governo e os camponeses, até a vitória do exército. Esta guerra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com