Resenha Filme Entre lers Murs
Por: Thiago Fernandes de Carvalho • 2/4/2017 • Resenha • 357 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Título: Entre les Murs
Direção: Laurent Cantet
Roteiro: Robin Campillo, Laurent Cantet, François Bégaudeau
Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Hallee Baguela, Halle Blee, Cherif Bounaïdia Rachedi, Juliette Demaille, Dalla Doucoure, Arthur Fogel, Damien Gomes.
Ano: 2008; Duração: 128 min; País: França
Discente: Thiago Fernandes de Carvalho
O filme retrata em forma de documentário a realidade de uma escola pública francesa de periferia, onde os professores atuam de maneira convencional e conservador entrando em contradição com o projeto pedagógico e métodos propostos.
Os alunos são desinteressados, os professores pouco preparados, o personagem principal é o Professor François Marin que é também é coordenador pedagógico, ele busca modificar os métodos de ensino e vencer as barreiras de relação aluno-professor. Posteriormente podemos vê-lo tendo dificuldade com a linguagem e a diversidade cultural da classe, tendo que lidar ainda com o preconceito dos colegas de profissão.
O filme é uma critica ao despreparo do professor e o sistema educacional que não sabe lidar com o novo e a diversidade como um todo.
Marin se importa com as aulas e o destino dos alunos, mas permanece vítima do sistema, seus esforços vão sendo aos poucos degastados pela turma, por seus superiores e por ele mesmo, pois não enxerga mais perspectivas para os alunos “problemas” e sua relação com os alunos fica estremecida.
A experiência de ensino, ou seja, a didática é questionada como uma lição de vida, entendendo as necessidades e construindo conteúdos integrados aos alunos.
Devemos analisar essas propostas e implantar na nossa prática docente, haja vista que se preparar para entrar a frente de uma sala de aula é um desafio que temos que enfrentar e a nossa realidade brasileira não contempla uma diversidade cultural tão grande, como bons educadores temos que estar preparados para ensinar as diferenças de modo justo e verdadeiro aos alunos.
Entre os Muros da Escola e Ao Mestre com Carinho nos mostra duas realidades semelhantes, tanto no primeiro quanto no segundo filme as turmas são étnicas, e mostram as dificuldades que os professores enfrentam para ensinar os alunos.
...