Respostas a perguntas
Por: Izii • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 824 Palavras (4 Páginas) • 549 Visualizações
Tubarão, 07 de Abril de 2014.
Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
Unidade de Aprendizagem: Formação Social Brasileira
Professor: Elvis Bardini
Alunos:
Semestre: 1º/2014
APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO QUADRO TEÓRICO KARL MARX
1) Analise o texto de Brecht a partir das seguintes ações:
- Relacione o texto à luz do conceito de alienação para Karl Marx.
Marx mostrou que na sociedade de classes os políticos representam apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. E no texto de Brecht ele resalta que o pior analfabeto é aquele que não se interessa pela política, deixando tudo na mão da classe dominante, e por fim a classe dominante visa somente os próprios interesses, deixando o resto da população sem recursos.
- Responda: Este conceito continua atual?
Com certeza. Nos dias atuais tudo continua do mesmo jeito, os políticos estão a cada dia mais corruptos, roubando o dinheiro dos cidadãos, para utilizar em beneficio próprio.
2) - Identifique e descreva o modo de produção a que se assemelha cada um dos textos abaixo.
O texto O SONHO DE UMA SOCIEDADE IDEAL, descreve um modo de produção socialista, pois ele cita que os prédios, máquinas e instrumentos utilizados na produção pertencem a toda a sociedade e isto é uma característica especifica do socialismo. E o texto EM NOME DE DEUS aborda características especificas do feudalismo, tais como os senhores, os servos e o clero. Aos senhores cabia lutar por seus suseranos e em defesa de suas terras. Os servos trabalhavam, cumpriam suas obrigações, pagavam as taxas e obedeciam aos seus senhores, e o clero orava por todos.
- Descreva uma característica especifica de cada estrutura identificada.
A característica especifica do socialismo é a igualdade entre as pessoas. E a característica especifica do feudalismo é a terra, quem tivesse a terra tinha o poder.
- Escolha e compare um dos modos de produção identificados com o modo de produção capitalista destacando os seguintes tópicos: propriedade de meios de produção; relações de produtos; estratos sociais e objetivos da produção.
[pic 1]
4) Empreenda uma análise dos quadrinhos “a verdadeira história da mais-valia” resolvendo as seguintes questões:
- Identifique as classes sociais representadas na história;
O patrão é o proprietário, o burguês. O funcionário faz parte do proletariado, ele é assalariado.
- Descreva os principais meios de produção, indique qual personagem detém a propriedade e como esta forma de relação social está configurada na história;
Os Principais meios de produção que são mostrados na história são as ferramentas, as máquinas e a força de trabalho.
O personagem que detém a propriedade é o patrão.
A relação social mostrada na história mostra que o patrão quer massacrar o seu funcionário, pagando pouco, fazendo trabalhar um tempo maior, pensando somente no seu próprio lucro.
- Classifique a história de acordo com o conceito de “mais-valia”.
O conceito do mais valia é o termo usado para designar a diferença entre o salário pago e o valor do trabalho produzido. Na história representa a base para os lucros, as formas de rendimentos vinculadas somente a propriedade, onde o excedente é somente para as classes dominantes.
- Analise o texto “se os tubarões fossem homens” identificando e justificando no mínimo três conceitos de Karl Marx.
O autor comparou a sociedade atual com tubarões e peixinhos em linguagem metafórica, deixa bem claro que a sociedade é formada e manipulada por um poder maior, primeiramente pelos governantes, independente do regime, as religiões que possuem controle na sociedade e a própria cultura formada e influenciada fortemente pelos meios de comunicação. Assim a cultura é formada e direcionada de acordo com a vontade desses poderes. As crianças, os peixinhos pequenos, vão crescendo e sendo modelados de acordo com esses regimes e poderes de alienação, manipulados na maioria das vezes pelos meios de comunicação.
...