Resumo Do Filme: Políticas De Saúde No Brasil
Casos: Resumo Do Filme: Políticas De Saúde No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaquelMSilva • 18/11/2013 • 259 Palavras (2 Páginas) • 61.936 Visualizações
O filme inicia-se em 1900, ano em que houve várias epidemias (Febre Amarela, Cólera e Varíola). No começo do século 20 a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade que eram mantidos pela igreja.
Em 1904, Oswaldo Cruz criou o controle epidemiológico e liderou a Reforma Sanitária Brasileira, propondo a política da quarentena e a vacinação obrigatória e a limpeza sanitária nos cortiços (porém esta medida não foi aceita pela população e muitas se revoltaram contra esta imposição) que se manifestou, dando inicio a Revolta da Vacina.
Em 1923 foi criada a lei Eloy Chaves- através dela os ferroviários obtiveram direitos como assistência médica e aposentadoria.
Em 1930 Getúlio Vargas assume a presidência da república, provocando algumas mudanças no quadro sociopolítico como a descentralização da política café com leite, no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, implanta a centralização e unificação da saúde criando os IAP’S –em substituição dos CAP’S- usando os recursos dos mesmos para o desenvolvimento da industrialização do país.
Em 1945 Getúlio é deposto e Dutra assume o poder, gerando mudanças significativas na saúde, que agora recebe investimentos diretos do governo e conta com novos hospitais, modernos, bem equipados e com novas medicações.
No ano de 1953 é criado o Ministério da Saúde, e com o fortalecimento das ações de saúde pública e medicina preventiva, foram abertos também os asilos para pessoas com tuberculose, leprosos e pacientes psiquiátricos, emergindo então os médicos assistencialistas.
Na década de 1960 Brasília é criada.
Em 2006 o SUS encontra-se acessível a todos, como uma política social pública, igualitária e democrática.
...