TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre O Filme "O Barão De Mauá"

Dissertações: Resumo Sobre O Filme "O Barão De Mauá". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 3

Matéria: Administração e Mercado de Trabalho

Resumo sobre o filme “O Barão de Mauá”

O filme se passa no século XIX mais especificamente entre os anos de 1813-1889,época em que a Revolução Industrial atingiu seu auge, e que o mundo é marcado pelahegemonia mundial britânica. Irineu Evangelista (Mauá) é uma das personalidades mais importantes e influentes do Segundo Império no Brasil. Mais de que uma personalidade histórica de destaque, Mauá incorporou empreendedor destemido em um sonho de modernização e independência econômica para o País.

Com a morte do pai, assassinado, Irineu é enviado ao Rio de Janeiro para trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida, onde o menino descobre o tino para os negócios.

Torna-se funcionário de confiança e um cobrador inclemente, até ter seu talento reconhecido pelo escocês Carruthers que o contrata para trabalhar em sua firma de exportação e lhe dá as primeiras noções das teorias econômicas da época.

Quando Carruthers decide voltar à terra natal, deixa os negócios sob o comando de seu jovem sócio, que se apaixonou pela própria sobrinha. Em uma viagem a Liverpool, Irineu se encanta com as grandes fábricas e decide liquidar sua empresa comercial para se arriscar na construção primeira indústria brasileira, sua primeira atitude como empresário foi de solicitar subsídios ao Governo Imperial brasileiro, este forneceu tubos de ferro para canalizar o rio Maracanã, foi ele também que criou o primeiro maior empreendimento industrial do país, produzindo navios e caldeiras, mas a prosperidade foi breve, pois com a proibição da entrada de navios fora do país, a empresa faliu. Sua visão avançada do Brasil incluía o banimento da escravidão como atividade degradante e antieconômica, representada por um relacionamento afetuoso com o ex-escravo de Pereira, Valentim que se torna seu empregado, sempre manteve uma política salarial direcionada a talentos, sendo ele um grande reconhecedor dos mesmos. Com esse modelo de administração descentralizada e flexível o Barão de Mauá teve oito das dez maiores empresas do Brasil.

Aos 30 anos, Irineu já é o homem mais rico do Brasil, uma trajetória surpreendente devida a associações vantajosas com vários banqueiros ingleses inclusive Barão Rostchld então um dos homens mais ricos do mundo. Seus feitos incluem a fundação do Banco do Brasil, a construção da primeira ferrovia brasileira, toda a iluminação do Rio de Janeiro, a instalação de cabos submarinos de telégrafo até a Europa, o que lhe valeu o título de Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, possuía a mentalidade empresarial britânica e estilo altamente liberal para administrar. Sempre mostrou ousadia, asseverando a utilização da tecnologia de ponta, mas toda essa façanha empreendedora incomoda profundamente o Imperador Pedro II já que a visão de Mauá sugere um país que não necessita das rédeas do Império para se transformar em uma potência.

Aconselhado constantemente pelo pior inimigo de Mauá, o Visconde de Feitosa, o Imperador começa a tramar contra nosso Maúa, que ao se defender, acaba atraindo também a ira de seus antigos aliados ingleses. À beira do falência, Maúa tem uma audiência privada com o Imperador, onde discute o que se considera uma conspiração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com