TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme: Guest Of Fire

Por:   •  7/9/2016  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                   [pic 1][pic 2]

Artigo Cientifico

    Desde o período neolítico ou pedra lascada , ocorreram transformações sociais,biológicas, no espaço geográfico e entre outros suscetíveis para a sobrevivência do homem e perpetuação da espécie até os dias atuais. E para sua sobrevivência o homem teve que usar diversos meios que garantiram sua evolução como espécie a ser social.

    Por volta dos anos 8.000 A.C após as mudanças climáticas que criaram as condições necessárias para o surgimento dos primeiro homens e alguns animais. Lembrando que com as geleiras, os portentosos animais (Dinossauros) foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com que a temos hoje em dia.

    O período neolítico foi muito importante para o avanço social,econômico e politico do homem. Nesse período, o homem descobre que o trabalho em grupo é muito mais vantajoso do que o individual,aqui sendo o lugar que podemos falar sobre o surgimento do Pré-Comunismo , em que tudo que era produzido no grupo, todos os participantes tinham direito. Nesse período as estruturas são mais sólidas, ou seja , havendo vários grupos em diversas regiões tendo um ou mais lideres para representá-los, sendo eles eleitos por terem maior porte físico,ser esperto,ou mais velho. A luta constante entre grupos era rotineira , geralmente em busca de recursos como comida , vestimentos e até mesmo, por fogo que pode ser visto no filme de 1981 Guerra do fogo ou do inglês “Guest of fire”.

    Um dos principais marcos e fascínios do homem foi o descobrimento e manipulação do fogo. No início o homem não sabia produzir o próprio fogo, sendo assim tendo contato com ele através do produto de fenômenos naturais como o incêndio causado numa arvore por um raio. Alguns grupos eram capazes de produzir o  próprio fogo, sendo assim alvo de outros que não conseguiam. Com o descobrimento e manipulação do fogo o homem começou a ter as primeiras concepções de família , em volta da fogueira  na hora de saborear a caçada do dia. Vale lembrar que inicialmente o homem era coletor e com o fogo o homem também aumentou suas migrações,  pois, poderiam ir em regiões mais geladas que futuramente seriam colonizadas durante o seu processo de sedentarização. A qual ele começaria a ficar mais tempo em um lugar , principalmente nas margens dos rios onde a busca do alimento é mais fácil e futuramente começariam a produzir seu próprio alimento. Esse processo fez com que o homem saísse de migrador e caçador para estabelecer-se em um local e produzir seu próprio alimento, gerando um maior nível de reprodução o que nos lembra uma frase do Carl Segan “ Num ambiente hostil o ser tende a imortalidade enquanto num ambiente agradável tende a reprodução”.Assim podendo haver a relação entre outras tribos de mesma características ou distintas , como fez surgir os homo-sapiens , produto de parentescos distintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com